A Rio Audio, empresa pioneira leitores de MP3 portáveis, anunciou que espera entrar neste mercado pela porta grande com o lançamento de sete novos players de música que começarão a ser colocados à venda ainda este mês pela Digital Networks North America, noticiou a Agência France Press.

De entre estes novos lançamentos a maioria são na realidade sequelas de produtos já conhecidos, nomeadamente um com um disco rígido de 20 Gigabytes de nome Rio Karma que irá competir directamente com o popular iPod da Apple. Este aparelho, que será vendido nos EUA a 399 dólares - e que tem o tamanho de um vulgar chocolate - pode ligar-se a um computador por um cabo USB ou através de ligação wireless.

Outro dos novos equipamentos, o Rio Nitrus, tem, no entanto, características diferentes. Este está entre os primeiros players portáveis a usar um disco rígido com cerca de um quarto das dimensões habituais que permite guardar 1.5 GB, o equivalente a cerca de 25 horas de música, e que será vendido pelo preço de 299 dólares.

Os restantes players a lançar pela Rio Audio incluem 5 aparelhos baseados em Flash com memórias que vão dos 128 aos 256 Megabytes e com preços variáveis entre os 129 e os 199 dólares.

Sobre esta reaparição da Rio Audio - que recorde-se foi a primeira a introduzir no mercado MP3 portáteis, para um ano depois ser comprada pela Diamond Multimedia Systems e mais tarde vendida a uma firma que mudou o seu nome para SONICblue- o seu actual presidente, Jeff Hastings, declarou numa entrevista citada pela mesma fonte querer "recuperar o domínio que já tivemos no mercado [de players de MP3]."

Notícias Relacionadas:
2002-07-15 - SONICblue com novo leitor de música digital Rio 900