Os estacionamentos públicos já dispõem de lugares específicos, e por norma gratuitos, para recarregar a bateria dos automóveis elétricos. Mas o problema é encontrar um lugar disponível numa altura em que o mercado está a crescer a cada ano que passa. Por isso, é necessário procurar soluções alternativas para o carregamento público dos automóveis, e foi isso que a Volkswagen pensou.
A sua solução passa por um robot, que puxa uma bateria gigante ambulante de 25 kWh, e que comunica com o carro: é capaz de abrir a portinhola do conector de energia e proceder ao carregamento elétrico sem qualquer intervenção do condutor, excepto o pedido do serviço através de uma app no smartphone. Parece algo bem futurístico, mas a proposta da fabricante alemã parece bem próxima de ser realizada.
O robot tem câmaras, scanners de laser e sensores ultrassónicos que funcionam como os seus sentidos para se orientar nos movimentos e contornar os obstáculos. No final da operação de um carro, passa ao próximo e quando está sem energia recolhe à sua dockstation para recolher outra bateria ou encaixa-se para se autocarregar.
Segundo refere no comunicado, a fabricante espera utilizar o robot em parques de estacionamento, sejam eles subterrâneos ou ao ar livre. A mediante o tamanho do parque podem ser utilizados mais que um robot nos trabalhos. Para já ainda está em fase de protótipo, não se sabendo quando os robots vão começar a trabalhar. Mas a Volkswagen garante a eficácia dos pequenos, sem a necessidade de estruturas complexas para albergar os robots.
Veja no vídeo em baixo uma simulação do pequeno robot a operar.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dezenas de jogos anunciados nos The Game Awards: Produtora de The Last of Us tem novo título e há mais Elden Ring -
Site do dia
Daily Tally quer ajudá-lo a ouvir o inconsciente e a controlar o seu destino -
App do dia
Eggy Party é um battle royale bem-disposto e colorido -
How to TEK
Acelere a experiência de navegação no Chrome com as novas ferramentas disponíveis
Comentários