Os estacionamentos públicos já dispõem de lugares específicos, e por norma gratuitos, para recarregar a bateria dos automóveis elétricos. Mas o problema é encontrar um lugar disponível numa altura em que o mercado está a crescer a cada ano que passa. Por isso, é necessário procurar soluções alternativas para o carregamento público dos automóveis, e foi isso que a Volkswagen pensou.

A sua solução passa por um robot, que puxa uma bateria gigante ambulante de 25 kWh, e que comunica com o carro: é capaz de abrir a portinhola do conector de energia e proceder ao carregamento elétrico sem qualquer intervenção do condutor, excepto o pedido do serviço através de uma app no smartphone. Parece algo bem futurístico, mas a proposta da fabricante alemã parece bem próxima de ser realizada.

tek Volkswagen

O robot tem câmaras, scanners de laser e sensores ultrassónicos que funcionam como os seus sentidos para se orientar nos movimentos e contornar os obstáculos. No final da operação de um carro, passa ao próximo e quando está sem energia recolhe à sua dockstation para recolher outra bateria ou encaixa-se para se autocarregar.

Segundo refere no comunicado, a fabricante espera utilizar o robot em parques de estacionamento, sejam eles subterrâneos ou ao ar livre. A mediante o tamanho do parque podem ser utilizados mais que um robot nos trabalhos. Para já ainda está em fase de protótipo, não se sabendo quando os robots vão começar a trabalhar. Mas a Volkswagen garante a eficácia dos pequenos, sem a necessidade de estruturas complexas para albergar os robots.

Veja no vídeo em baixo uma simulação do pequeno robot a operar.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.