Com o software certo, os Valkyrie poderão, eventualmente, um dia ser capazes de usar ferramentas e realizar tarefas como os humanos, substituindo-os em ambientes hostis, como áreas atingidas por desastres naturais ou planetas longínquos. É pelo menos essa a intenção da NASA.

Batizados em homenagem a uma personagem feminina da mitologia nórdica, os robots humanoides são figuras imponentes do alto dos seus 1m88cm de altura e 140 quilos de peso e têm vindo a ser testados no Centro Espacial Johnson em Houston, nos Estados Unidos.

O modelo foi inicialmente concebido para competir no desafio de robótica da DARPA, a agência norte-americana avançada de defesa, em 2013, sob a denominação de R5. Após o evento, foi aprimorado para melhorar a confiabilidade, durabilidade e desempenho.

Os Valkyrie foram projetados para serem totalmente autónomos e capazes de utilizarem ferramentas e equipamentos de forma semelhante ao que os humanos fazem, para realizarem tarefas arriscadas em situações ou locais considerados perigosos.

Clique nas imagens da galeria para mais detalhe

Além de operarem em Terra, os robots também têm potencial para serem usados no espaço, nomeadamente a executarem tarefas como limpar painéis solares ou inspecionar equipamentos defeituosos fora das naves espaciais. Isso permitiria que os astronautas se concentrassem em atividades de exploração e descoberta.

O objetivo não passa por substituir as tripulações humanas, mas sim por retirar-lhes as tarefas rotineiras ou mais arriscadas para que se concentrem em atividades de outro nível, explica a NASA.

Em outubro último, o robot começou uma nova missão longe da sua casa no Centro Espacial Johnson, em Houston. Em colaboração com a empresa Woodside Energy, em Perth, na Austrália, a NASA planeou usar o Valkyrie para desenvolver capacidades de manipulação remota, aplicada a instalações energéticas, sem pessoas, localizadas em alto mar.

A intenção é testar o comportamento do Valkyrie, tanto na vertente do software como na destreza, e acelerar o desenvolvimento da tecnologia robótica, nomeadamente com novas capacidades que poderão vir a ter aplicações nas missões Artemis ou em futuras missões a Marte - além de outros objetivos terrestres -, ajudando a humanidade a explorar e a trabalhar com segurança em qualquer lugar.