A Rússia planeia enviar turistas pagantes à Estação Espacial Internacional (ISS) e, caso o programa seja lançado, vai ser a primeira vez na história que turistas poderão pagar para conhecer o espaço, noticia o The Guardian.

"Estamos a discutir a possibilidade de enviar turistas em caminhadas espaciais", disse Vladimir Solntsev, diretor da empresa aeroespacial russa RKK Energia, uma das empresas responsáveis pelo envio do primeiro homem ao espaço, Yuri Gagarin, em 1961.

Virgin Galatic testa sistema de regresso da nave que vai levar turistas ao Espaço
Virgin Galatic testa sistema de regresso da nave que vai levar turistas ao Espaço
Ver artigo

Segundo o empresário, "os estudos de mercado confirmaram que existem pessoas dispostas a pagar até 100 milhões de dólares", não descartando a possibilidade de que "para o primeiro turista talvez seja até mais barato".

A empresa Energia está a construir um novo módulo chamado NEM-2, que servirá como meio de transporte para quatro a seis turistas em direção à ISS. Esse módulo fará uma viagem por ano, com a duração de 10 dias.

Por 100 milhões de dólares, as pessoas terão “cabines confortáveis, duas casas-de-banho, acesso à internet” e ainda poderão filmar as suas caminhadas espaciais.

A Rússia já tinha enviado para o espaço, em 2009, o fundador do Cirque du Soleil, Guy Laliberte. O bilionário canadiano passou duas semanas na ISS.