Na página oficial da SIVA, o importador oficial de veículos Volkswagen para Portugal, é possível aceder a uma ferramenta através da qual é possível verificar se o seu veículo faz ou não parte da lista de automóveis que são afetados pelo escândalo do chamado 'kit fraudulento'.

Carrengando neste link, os internautas podem fazer essa verificação. Apenas será necessário introduzir o Números de Chassis do veículo (VIN na sigla em inglês).

[caption][/caption]

Em comunicado a SIVA salienta que "o sistema apenas verifica os números de chassis das marcas Volkswagen e Volkswagen Veículos Comerciais. Os veículos que tenham sido vendidos nos EUA e no Canadá não podem ser considerados na pesquisa".

O escândalo de manipulação das emissões de CO2 também afetam outros veículos do grupo Volkswagen que inclui marcas como a Audi e a Skoda. Os veículos da marca Seat também terão sido afetados pelo esquema.

O gigante alemão já confirmou que em Portugal existem 94.400 carros afetados pela manipulação de software dos testes de emissão: 53.761 carros são da marca Volkswagen, 31.839 são da Audi e 8.800 da Skoda.

Em todo o mundo o número de veículos afetados ascende aos 11 milhões, naquele que é uma das maiores fraudes de sempre da indústria automóvel.