
Segundo dados da Omdia, a Samsung assegurou pelo 19º ano consecutivo a liderança no mercado global de televisores. A quota global da fabricante sul-coreana é de 28,3%, mantendo uma posição de liderança desde 2006. “Este resultado é fruto do compromisso da empresa com a inovação nos segmentos de ecrãs premium e de grandes formatos, bem como da introdução de TVs com Inteligência Artificial”, disse a Samsung em comunicado.
Nuno Parreira, General Manager da Samsung em Portugal, reforça o futuro da indústria com televisores alimentadas por inteligência artificial para melhorar a qualidade da imagem. O líder da empresa no nosso país aponta o objetivo de continuar a melhorar a forma como se visualiza os conteúdos.
Os televisores com mais de 75 polegadas, dentro do segmento premium, é a principal área de sucesso da fabricante. Neste segmento premium a sua quota já representa 49,6%, ou seja, quase metade de todo o mercado global. Olhando para o formato acima das 75 polegadas, a empresa tem uma fatia de 28,7%.
Olhando para os números, a Samsung diz que vendeu 8,34 milhões de unidades de televisores QLED, numa quota de 46,8%. As vendas ajudaram o mercado global de ecrãs QLED a crescer, tendo ultrapassado pela primeira vez 10% do total das vendas de televisores. Relativamente ao OLED, as vendas somaram 1,44 milhões de unidades em 2024, registando uma quota de mercado de 27,3% e um crescimento relativo ao ano anterior de 42%, com mais 4,6% de vendas unitárias e quota.
Veja na galeria imagens dos novos televisores da Samsung:
A Samsung salienta a tecnologia Vision AI que apresentou durante a CES no início do ano. O objetivo é oferecer experiências de ecrã mais inteligentes e intuitivas, adaptando-se às preferências dos utilizadores e oferecer automaticamente funcionalidades. Por exemplo, a funcionalidade Click to Search apresenta informação instantânea sobre o que está a ver no ecrã, identificando os atores do filme ou explorar outros conteúdos sem interromper o visionamento. Uma funcionalidade semelhante às fichas técnicas do IDMB nas séries oferecidas no serviço Prime Vídeo.
A expansão do Samsung Art Store, que estava originalmente ligado à série The Frame, este ano vai chegar aos modelos Neo QLED e OLED. Os ecrãs passam a mostrar imagens de obras de arte quando não estão a ser utilizados, dando um toque estético diferenciador à sala de estar.
Comentários