A Samsung deverá ser a primeira fabricante a disponibilizar comercialmente um computador portátil com o Chrome OS, o sistema operativo baseado na nuvem apresentado pela Google em Dezembro. Os primeiros detalhes sobre o equipamento já estão online.

A informação não provém de fonte oficial, mas circula em vários blogs especializados internacionais, que citam informação veiculada pela Google e apontam para uma possível apresentação na conferência I/O, este mês. A chegada aos primeiros mercados deve acontecer no Verão, especula-se.

Entre as características apontadas para o equipamento, baptizado com o nome de código Alex, conta-se o processador dual-core de 1.5 GHz da Intel (Atom N550), 2 GB de memória RAM e um ecrã HD, com resolução de 1280x800, "provavelmente" de 12 polegadas - à semelhança do CR-48, o equipamento fornecido pela Google aos que participaram no seu programa de teste do sistema operativo.

Entre as especificações avançadas para o netbook estão ainda a ligação Wi-Fi e 3G, Bluetooth e entrada para cartões SSD (com capacidades entre 8 e 128 GB) e porta VGA, bem como uma câmara integrada (da Namuga), touchpad (Synaptics) e um teclado em ilha.

Para além do 3G, que assegura a possibilidade de estar permanentemente ligado à Internet, o Alex apresenta outras particularidades decorrentes da sua condição dispositivo que depende da Web, como uma memória cache não volátil (nCache).

Para além da Samsung, espera-se que outras fabricantes asiáticas, como a Acer ou a Lenovo, apresentem em breve as suas propostas optimizadas para o Chrome OS. Sobre o equipamento da Acer, foi avançado que atende pelo nome de código de ZGB e também integra um processador Atom da Intel. O ecrã, com uma resolução de 1366x768, deverá ter entre 10 e 12 polegadas e o computador poderá ser ligado a outro ecrã via HDMI.