"Foi um ano bastante frutuoso em termos de novos clientes". É desta forma que Luis Urmal Carrasqueira, responsável local pela área de pequenas e médias empresas da SAP caracteriza a actividade da empresa em Portugal ao longo do ano passado, no que se refere ao mercado de pequenas e médias empresas.



No período, a empresa angariou 98 novos clientes no segmento, o que lhe valeu um crescimento de 27 por cento no volume de negócios. Construção, serviços, indústria e retalho estão entre os sectores com maior representação no negócio de PMEs da fabricante alemã, que em 2007 teve 60 por cento do negócio angariado para este segmento pela rede de parceiros.



Num encontro com a imprensa o responsável atribui o crescimento ao maior conhecimento do mercado relativamente às soluções SAP e à aposta na estabilidade da rede de parceiros, que ao longo dos anos "se tornou mais especializada".



Sem adiantar valores concretos, Luis Carrasqueira assumiu que o negócio de PMEs já representa cerca de 30 por cento na facturação da companhia no país, acrescentando que para este ano as perspectivas também são de crescimento.



No final do ano deverá ser lançado em Portugal uma nova oferta localizada para o segmento, o SAP Business By Design, já disponível noutros países. Trata-se de um produto On Demand para empresas em crescimento, mas ainda sem capacidade ou necessidade de um investimento em produtos SAP mais estruturados. Terá um modelo de licenciamento diferente daquele que é aplicado aos produtos actuais, em função dos serviços contratados.



O segmento de PMEs beneficiará ainda cada vez mais, por via de actualizações, de produtos na área do Business Intelligence, resultado da compra da Business Objects no ano passado.



A SAP conta actualmente com 1.200 PMEs clientes em Portugal.



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