(Actualizada)
O anúncio do cancelamento do Campus Party 2007, por desistência da Impresa Digital, principal promotor, não satisfez Eduardo Beira, coordenador do evento e "histórico" dos Campus Party em Portugal, que decidiu reunir novos promotores e apoiantes do projecto para recuperar a iniciativa, levando-a para Braga onde durante vários anos se realizou o Minho Campus Party, que também dinamizou. Apesar das boas perspectivas que se visavam para esta nova localização, problemas logísticos que surgiram ontem, relacionados com a Câmara Municipal de Braga, acabaram por ditar novo cancelamento

"Acabámos por morrer na praia", confessa ao TeK Eduardo Beira, desiludido com o facto de ter de cancelar pela segunda vez no mesmo ano o evento. "Tínhamos todos os ingredientes necessários para realizar o Campus Party em Braga a adesão estava a ser francamente animadora, mas concluímos ontem que a Câmara Municipal de Braga não tinha condições para assegurar alguma da logística e com o curto espaço de tempo de que dispúnhamos não conseguíamos resolver esta situação", justifica.

Para além da Cisco, que se mantinha como patrocinadora, tinha sido conseguido o apoio do SAPO - que asseguraria uma campanha de promoção - da Universidade do Minho e da Câmara Municipal, que à última hora acabou por falhar em alguns componentes.

Já na semana passada Eduardo Beira tinha adiantado ao TeK que estava a contactar várias entidades para apoiar o projecto e mantinha negociações com empresas que se tinham mobilizado para o Campus Party na Batalha, mas pediu para que não houvesse ainda divulgação da notícia já que esta poderia "bloquear" essas negociações. As perspectivas acabaram por se revelar positivas e as inscrições para o evento em Braga abriram no fim de semana.

Na segunda-feira, perante insistência do TeK, Eduardo Beira pediu mais umas horas porque estava a tentar resolver problemas que poderiam ditar o novo cancelamento, negociações que se estenderam durante o dia de ontem e obrigaram à decisão do cancelamento.

Agora a notícia de cancelamento é definitiva e Eduardo Beira mostra a sua desilusão. "Tínhamos conseguido para a Batalha - e depois para Braga - os equipamentos (fornecidos pela Cisco), que tem sido sempre o mais difícil nas várias edições dos Campus Party. Mas tínhamos uma janela de oportunidade para aproveitar a alocação destes equipamentos em Portugal", explica o organizador do evento, o que coloca fora de questão o seu adiamento para Setembro.

Eduardo Beira, que organizou 4 Minho Campus Party e esteve envolvido na organização do Campus Party 2007 na Batalha diz que não sabe se irá dinamizar outro evento semelhante. "A minha vida profissional não é organizar Campus Party [...] Espero que o modelo não seja esquecido mas é muito complexo conciliar todos os interesses necessários", refere, mesmo sem afastar completamente a hipótese.

A longa experiência na dinamização destes eventos leva-o a garantir que o modelo não está esgotado, que ainda faz sentido realizar estas festas, mas que é preciso voltar a lançar as sementes para captar uma nova geração de interessados. "Em poucos dias de inscrições conseguimos uma adesão interessante, com um pormenor curioso de termos mais inscrições femininas (cerca de 20%), mas sabemos também que é nos últimos dias que as pessoas mais se inscrevem nestes eventos", sublinha.

O escasso número de inscritos, que não terá ultrapassado os 500, foi a razão que determinou o cancelamento do evento na Batalha. Carla Lourenço, da Impresa Digital, confirmou ao TeK que não tinham sido atingidas as 500 inscrições quando o objectivo era chegar às 2.500. "Vamos analisar o conceito e modelo face ao novo contexto da oferta tecnológica de Banda Larga", admitiu Carla Lourenço, embora sem afastar a possibilidade de repetir a iniciativa.

O Campus Party Portugal 2007 contava um investimento superior a meio milhão de euros e com o patrocínio da Cisco e Eurotux - ambas responsáveis pela parte tecnológica -, do portal AEIOU, do jornal Expresso, da Blitz, da SIC Radical e da Câmara Municipal da Batalha.

Fátima Caçador

Nota da Redacção: [2007-07-19 17:27] A Càmara Municipal de Braga acaba de enviar um email, assinado pela presidência da Câmara Municipal, onde afasta as responsabilidades sobre o cancelamento do evento. Transcrevemos abaixo o texto desta comunicação:

"A Câmara Municipal de Braga está a ser responsabilizada junto da imprensa especializada pelo eventual cancelamento da iniciativa privada “Campus Party 2007”, evento até há dias anunciado para uma localidade da zona centro do país.

Porque tal fere a verdade, impõe-se esclarecer que:
- a Câmara Municipal de Braga, solicitada pelos alegados coordenadores do evento, manifestou disponibilidade para ceder as infraestruturas do Estádio Municipal para este efeito;

- a Câmara Municipal de Braga manifestou igual disponibilidade para enquadrar o evento no contexto do projecto “BragaDigital”;

- a Câmara Municipal de Braga manifestou ainda disponibilidade para colaborar com algum apoio logístico, no contexto do espaço a ocupar pelo evento.

Ora, pese embora considerar que não estão reunidas as condições para o êxito de um “Campus Party” nas datas anunciadas, a Câmara Municipal de Braga honra os compromissos assumidos juntos dos seus interlocutores, mantendo actual a sua disposição para colaborar na sua organização, mas, apenas e só, no contexto dos compromissos assumidos e atrás enunciados.

Desta forma se prova que nunca poderão ser assacadas ao Município de Braga quaisquer responsabilidades pelo eventual cancelamento do “Campus Party 2007”.

Câmara Municipal de Braga, 19 de Julho de 2007

P’ O Gabinete da Presidência,
(João Paulo Mesquita, adj.) "

O TeK nota que a referência à alegada falta de condições para assegurar algumas questões logísticas foi feita por Eduardo Beira em entrevista à jornalista Fátima Caçador, sendo que nunca foram explicitadas quais as questões a que o organizador se referia. De qualquer forma fica publicada, para esclarecimento dos leitores, a comunicação do Gabinete da Presidência.

Notícias Relacionadas:

2007-07-09 - Impresa Digital cancela Campus Party Portugal 2007
2007-05-09 - Impresa Digital leva Campus Party à Batalha em Julho
2005-07-27 - Minho Campus Party 2005 suspenso por falta de patrocínios

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.