Portugal tem uma boa tradição na participação de competições de eSports em torno do futebol virtual. Mas agora foi a vez da seleção nacional de basquetebol virtual fazer história a nível internacional. O campeonato europeu decorreu na Alemanha e a seleção nacional conseguiu alcançar a grande final.
A equipa começou por fazer uma grande exibição nas meias finais frente à equipa da casa, a Alemanha, vencendo por 61-39 e 57-47. Na grande final apanhou a seleção da Turquia, mas não conseguiram a vitória, terminando a competição como vice-campeões da Europa.
Apesar de não obter o título de campeão, a presença na final garantiu à equipa a presença no mundial da competição que se vai realizar nas Filipinas, em Clark, entre os dias 11 e 12 de dezembro.
O percurso da seleção foi bastante elogiado, tendo em conta que esta é a terceira temporada do campeonato organizado pela eFIBA, sendo ainda uma competição jovem. Portugal ficou em primeiro lugar nos pré-qualificadores da competição, um registo de três vitórias sem derrotas nos qualificadores, sendo uma delas frente à França, vice-campeã em título. Depois das finais regionais, a seleção venceu a Suécia nos quartos e a Alemanha nas meias finais.
A seleção nacional é composta pelos atletas Henri Jones, David Prezas, Alexandre Salazar, Simão Silva, André Castro, João Moura e Gonçalo Rodelo. A equipa vai tentar voltar a fazer história e amealhar o máximo dos prémios no valor de 50 mil dólares nas World Finals 2024 em Clark.
O campeonato do mundo reúne os sete campeões regionais e o vice-campeão europeu, que calhou a Portugal. O último mundial realizou-se na Suécia e os Estados Unidos sagraram-se campeões.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
The Game Awards: Astro Bot conquistou quatro prémios incluindo Jogo do Ano -
Site do dia
Como devem funcionar os modelos de IA de propósito geral? Regras estão a ser alinhadas -
App do dia
Everyone Draw: a app grátis que transforma pixéis em obras de arte coletivas -
How to TEK
Mantenha as apps e jogos Android atualizados para evitar vulnerabilidades
Comentários