Vipul Bansal, Professor de Química Aplicada e Ciência Ambiental no Melbourne Institute of Technology, na Austrália, criou um gadget para controlar a quantidade de vitamina D absorvida pelo corpo.

A ideia surgiu numa altura em que o docente notou ter carência deste tipo de vitamina. Bansal considerou todas as formas de repor os valores ideais para o bom funcionamento do corpo humano, mas concluiu que, a forma mais fácil de o fazer (apanhar sol), pode também levar a outros problemas de maior gravidade, como o cancro da pele, rugas e cataratas. "O que eu queria criar era um sensor que me dissesse quanto tempo é que eu tinha de passar ao sol para obter vitamina D suficiente, sem que tivesse de me expor aos riscos de desenvolver cancro da pele", afirmou em conversa com a Discover Magazine.

Em laboratório, Bansal e a sua equipa de investigadores criaram uma tinta especial que é capaz de monitorizar a exposição a raios ultravioleta. A substância, que foi desenvolvida com ácido fosfomolíbdico, surge transparente antes de ser exposta ao sol, mas vai ganhando cor à medida que a exposição aumenta.

tek sensor UV

De seguida, o grupo carregou uma caneta com esta tinta e desenhou quatro caras num pedaço de papel, num espectro que ia do contente ao triste. À media que o papel é exposto à luz solar, as caras vão ficando visíveis, sendo que uma exposição demasiado prolongada, acabará por destacar o rosto triste. A ideia é sair debaixo da luz solar ou colocar protetor, assim que a quarta cara ficar visível.

Nesta altura, o sensor está ainda numa fase embrionária. No entanto, como sublinha o responsável por este projeto, a versatilidade do produto permitirá criar versões finais, muito baratas e intuitivas. Bansal estima que quando estiver pronto para a produção em massa, este sensor poderá custar apenas um dólar. A forma final ainda não está decidida, mas o professor acredita que poderá ser um wearable, uma pulseira, ou até um simples adesivo.