A Microsoft anunciou finalmente novidades sobre o seu serviço de cloud gaming, o xCloud, que será lançado em setembro em alguns territórios. O serviço será adicionado ao Xbox Game Pass Ultimate sem custos adicionais, o que significa que os subscritores poderão aceder a um catálogo com mais de 100 títulos a partir de um simples smartphone.

O sistema é compatível com toda a arquitetura Xbox, por isso, será possível jogar com a base instalada de mais de 100 milhões de utilizadores na rede. Na prática, segundo a Microsoft, quando o esperado Halo Infinite for lançado, poderão jogar entre gerações e entre diferentes equipamentos nos mesmos servidores, seja no conforto do sofá na consola, na secretária do PC ou numa viagem de comboio no smartphone.

Numa longa mensagem no blog da Xbox, o patrão Phil Spencer traçou o futuro da visão da empresa, colocando os jogadores no centro de toda a experiência, mas sem os querer empurrar “à força” para a próxima geração de consolas. Isto significa que mesmo com o lançamento da nova Xbox Series X, durante os próximos anos, os jogos da empresa serão lançados também na Xbox One, suportando cross-play, para que amigos possam jogar juntos em plataformas e gerações diferentes.

Parte dessa estratégia tem sido reforçada com a tecnologia Smart Delivery, com diversos estúdios já envolvidos, em que um jogador que compre um jogo na geração atual, poderá atualizá-lo gratuitamente, quando entender adquirir a próxima consola da marca. Jogos como Cyberpunk 2077, Assassin’s Creed: Valhalla e Far Cry 6 são exemplos disso.

O SAPO TEK abordou a Microsoft Portugal sobre a chegada do serviço engloba o nosso mercado, mas ainda aguardamos resposta no fecho desta notícia.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.