A Califórnia, nos Estados Unidos, tem mostrado alguma resistência em permitir testes com veículos autónomos em vias públicas, chegando a negar autorizações a mais de 50 empresas ligadas ao sector de transportes de passageiros, mas entretanto decidiu mudar de postura. Desde abril as entidades reguladoras daquele estado norte-americano deram luz verde a dois programas-piloto, que já estão na estrada.

Um dos programas impõe um condutor de segurança no veículo autónomo, o outro centra-se nos automóveis sem a sua presença no interior. Neste caso em concreto, todos os veículos necessitam ser permanentemente monitorizados remotamente. Uma das condições dos testes, é que as empresas não podem cobrar os passageiros pelos serviços. Nesta fase, os transportes terão de ser gratuitos.

O representante da Comissão dos Serviços Públicos da Califórnia, Liane M. Randolph, está confiante no arranque destes programas-piloto, vendo como uma evolução dos sistemas de transporte de passageiros naquele estado, e espera um elevado nível de segurança das empresas candidatas.

Intel testa carros autónomos no ambiente de trânsito intenso de Jerusalém
Intel testa carros autónomos no ambiente de trânsito intenso de Jerusalém
Ver artigo

Este tipo de programas de testes permite às empresas recolherem dados das viagens e aperfeiçoarem os seus sistemas, mas ao mesmo tempo, promove os serviços, dando confiança aos utilizadores. Sobretudo quando existem algumas notícias de viaturas autónomas envolvidas em acidentes. No Estado do Arizona, os residentes de Phoenix já circulam pela cidade em viaturas da Waymo, que parecem o “KITT”, sem qualquer motorista ao volante, como pode assistir no vídeo.