O autor do ataque foi Ibrahim Balic, um especialista de segurança turco que garante ter agido apenas com a intenção e demonstrar à Apple a existência de vulnerabilidades no site, mas que nega a intenção de um ataque realizado com o propósito de lesar a companhia.

Balic divulgou o número de falhas exploradas, o número de contas a que conseguiu aceder; detalhes das falhas e do processo que permitiu explorá-las. Antes disso informou a Apple, que rapidamente tornou o site (developer.apple.com) inacessível e divulgou ter sido alvo de um ataque.

O ataque foi comunicado na última quinta-feira e definido pelo autor, que recusa classificar a ação como ataque, como uma chamada de atenção à Apple. A Apple reconheceu ontem a ação.

No ataque foram identificadas 13 falhas de segurança, com a Apple a garantir que nenhum das vulnerabilidades exploradas deu acesso a informação que permita criar ou modificar aplicações existentes na loja da fabricante para aí introduzir código malicioso.

O que a empresa ainda não consegue garantir, como referiu na informação que divulgou, é que não tenham ficado expostos dados de programadores ligados à plataforma. O responsável pelo ataque garante que sim. Já o acesso a dados mais sensíveis continua seguro.

"A informação pessoal sensível está encriptada e não pode ser acedida. Contudo, não podemos excluir a possibilidade de os nomes e endereços de email de alguns programadores terem sido acedidos", diz uma declaração citada pela Reuters.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico