A Intel vai mostrar o Atom Z2580, um chip que integra um processador de dois núcleos e uma unidade de processamento gráfico dual-core para smartphones Android, durante o Mobile World Congress em Barcelona.

Este SoC já equipava o IdeaPhone K900 apresentado pela Lenovo na CES 2013, mas o desempenho não chegou a ser testado. Com uma unidade de processamento gráfico de dois núcleos PowerVR SGX 544, e que promete o dobro do desempenho dos antecessores, a Intel espera cativar fabricantes que queiram produzir smartphones de características medianas e que possam ser produzidos a baixo custo.

O Atom Z2580 deve ainda trazer melhorias no suporte a redes HSPA+ e quem sabe, a redes LTE.

Com a apresentação do novo chip a Intel espera também apresentar novos dispositivos de fabricantes parceiras que permitam à tecnológica norte-americana apostar numa entrada forte nos mercados emergentes. Ao mesmo tempo a gigante dos semicondutores espera conseguir recuperar algum do tempo perdido para a Qualcomm, fabricante que atualmente tem dominado o setor dos chips para dispositivos móveis.

Durante a CES 2013 a Intel já tinha apresentado o processador Lexington, também conhecido como Atom Z2420, um dual-core a 1,2Ghz com uma unidade de processamento gráfico PowerVR SGX 540. Na semana passada deu a conhecer o Yolo, o primeiro smartphone Intel a chegar ao continente africano.

O anúncio foi feito pela própria empresa e segue-se a outras indicações que mostram a intenção da Intel em querer reforçar a aposta no sector mobile, numa altura em que apesar de ser líder no mercado de processadores para computadores, os resultados mostram um decréscimo progessivo na venda de PC e portáteis. Como consequência, a Intel já anunciou o fim de produção de motherboards.

Além dos smartphones, os tablets e os ultrabooks também vão ser uma aposta da Intel na Mobile World Congress, a maior feira mundial de dispositivos móveis que acontece entre os dias 25 e 28 de fevereiro.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico