Em resposta aos maus resultados obtidos, a Sony anunciou ontem, em Paris, que irá abandonar o mercado europeu e norte-americano dos computadores de bolso até ao final do ano. "A Sony está a reconsiderar a sua evolução no mercado dos PDAs tradicionais e não introduzirá novos modelos na Europa e nos Estados Unidos a partir deste Outono", confirmou uma porta-voz da fabricante, citada pela imprensa internacional.



Com as vendas do seu modelo Clié circunscritas ao Japão, a estratégia da gigante da electrónica de consumo passa agora por uma aposta mais acentuada nos dispositivos móveis capazes de correr conteúdos multimédia, como os smartphones. "Continuamos a considerar os dispositivos móveis como um dos principais pilares da nossa estratégia de crescimento de negócio", afirmou a porta voz da Sony, salientando que nesta altura há que "refocalizar esforços".



Segundo as análises de mercado, as vendas da linha de PDAs da Sony têm sido uma desilusão, à medida que os consumidores preferem investir nos chamados smartphones que integram todas ou a maioria das funções disponíveis num PDA tradicional e lhes acrescentam outras.



De acordo com a Gartner, as vendas globais de PDAs baixaram 5,3 por cento no ano passado. No primeiro trimestre de 2004, as vendas do Clié diminuíram em 45 por cento face a idêntico período do ano anterior, enquanto as vendas dos telemóveis Sony Ericsson aumentaram 19 por cento para os 260.870 ultrapassando os PDAs Clié em volume, segundo dados da Canalys.



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