No mesmo dia que a Qualcomm apresentou os seus novos processadores, a Sony revelou finalmente o nome da sua portátil e o preço quando chegar ao mercado. Anteriormente conhecida como Project Q, agora chama-se PlayStation Portal e vai chegar no final do ano, ainda sem data certa, a um preço de 220 euros.

Como já se sabia, a Sony pretende oferecer a mesma experiência da PS5 em formato portátil, incluindo as funcionalidades do comando DualSense, tais como os gatilhos adaptativos e feedback háptico. É como se o comando da PS5 tivesse sido esticado, sendo colocado no meio um ecrã LCD de 8 polegadas, com uma resolução de 1080p a 60 FPS.

Veja na galeria imagens da consola:

Como diz a fabricante, este equipamento vai servir para jogadores que não podem ter acesso ao televisor da sala, mas que desejem jogar na sua PS5, em qualquer divisão da sala. A portátil vai ligar-se à PS5 remotamente através de Wi-Fi, permitindo saltar de um equipamento para o outro sem perder tempo. Também pode pousar a portátil e emparelhar o DualSense. A consola tem jack 3,5 mm para ligar auscultadores por fio.

Um detalhe a ter em conta é que além de não suportar os jogos VR, devido à necessidade do headset, a consola também não suporta os jogos de cloud gaming oferecidos no serviço PlayStation Plus Premium.

E a acompanhar a consola portátil a Sony confirmou o nome dos auriculares, os Pulse Explore. A Sony promete uma latência muito baixa a partir da nova tecnologia PlayStation Link, além de ser fácil comutar entre os diversos equipamentos através do adaptador USB. Tem dois microfones e cancelamento de ruído através de IA para filtrar os sons de fundo.