Está disponível uma nova actualização para a PlayStation 3. Anunciada pelo Sony como software para aumentar os níveis de segurança da consola, a actualização vem bloquear o funcionamento dos sistemas que permitem o acesso a jogos não autorizados na consola.

Depois de alguns anos de sucesso a manter a PS3 livre de jogos piratas ou criados pelo utilizador, a Sony assistiu ao fim desse período com a chegada de programas de software que conseguem quebrar os mecanismos de segurança impostos pela fabricante.

O fenómeno é recente e tende a multiplicar-se rapidamente e por isso a Sony tentou agir rápido assegurando, para já, o bloqueio dos programas PS Jailbreak, PSGroove e PSFreedom, que entram na consola via portas USB, detalha o IT Wire.


De sublinhar que os jogos oficiais são uma componente de grande importância na receita dos fabricantes de consolas, nomeadamente da Sony, mais ainda tendo em conta que a consola não sofre uma renovação profunda, capaz de fazer disparar vendas, há já alguns anos.


Para prevenir quebras nesta fonte adicional de receitas, a Sony tem tentado controlar a disseminação dos programas que permitem contornar os mecanismos de segurança da consola. Na Austrália a empresa conseguiu mesmo vencer uma acção judicial e travar a distribuição de um dos sistemas.

A Sony não confirma que a nova actualização sirva para bloquear os sistemas desenvolvidos para contornar os mecanismos de segurança da consola. A empresa explica que, tratando-se de uma "simples actualização de segurança", não tem por hábito fornecer mais detalhes. Acrescenta no entanto, que tomará sempre as medidas necessárias para garantir a segurança da consola.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.