
Está disponível uma nova actualização para a PlayStation 3. Anunciada pelo Sony como software para aumentar os níveis de segurança da consola, a actualização vem bloquear o funcionamento dos sistemas que permitem o acesso a jogos não autorizados na consola.
Depois de alguns anos de sucesso a manter a PS3 livre de jogos piratas ou criados pelo utilizador, a Sony assistiu ao fim desse período com a chegada de programas de software que conseguem quebrar os mecanismos de segurança impostos pela fabricante.
O fenómeno é recente e tende a multiplicar-se rapidamente e por isso a Sony tentou agir rápido assegurando, para já, o bloqueio dos programas PS Jailbreak, PSGroove e PSFreedom, que entram na consola via portas USB, detalha o IT Wire.
De sublinhar que os jogos oficiais são uma componente de grande importância na receita dos fabricantes de consolas, nomeadamente da Sony, mais ainda tendo em conta que a consola não sofre uma renovação profunda, capaz de fazer disparar vendas, há já alguns anos.
Para prevenir quebras nesta fonte adicional de receitas, a Sony tem tentado controlar a disseminação dos programas que permitem contornar os mecanismos de segurança da consola. Na Austrália a empresa conseguiu mesmo vencer uma acção judicial e travar a distribuição de um dos sistemas.
A Sony não confirma que a nova actualização sirva para bloquear os sistemas desenvolvidos para contornar os mecanismos de segurança da consola. A empresa explica que, tratando-se de uma "simples actualização de segurança", não tem por hábito fornecer mais detalhes. Acrescenta no entanto, que tomará sempre as medidas necessárias para garantir a segurança da consola.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários