A Sony vai comercializar um novo leitor Blu-Ray mais barato. O novo modelo inclui todas as funcionalidades do anterior e até acumula algumas novidades. A diferença é que vai custar menos 400 dólares. Face ao BDP-S1, o último modelo lançado pela empresa japonesa, o novo BDP-S300 é mais pequeno, aproximando-se do tamanho de um leitor de DVD. Terá capacidade para emitir sinal a 1080p (a resolução mais alta admitida pelo formato) e consegue ler CDs.



Para Portugal a notícia é pouco relevante, já que a fabricante só deverá lançar os primeiros leitores de mesa com suporte para a nova tecnologia na primavera. Ainda assim, significa que uma alteração de estratégia e uma aposta no preço para intensificar a concorrência com o formato adversário, o HD DVD.



No mercado americano, o primeiro a receber ambos os formatos, o novo equipamento da Sony vai rivalizar com um HD DVD da Toshiba comercializado por 499 dólares, um preço ainda inferior ao que a Sony dá ao novo modelo.



Na Europa os desenvolvimentos de ambas as tecnologias têm sido mais lentos, sobretudo em Portugal onde para já apenas está disponível um leitor de mesa com tecnologia HD DVD, uma oferta que será alargada já na próxima semana com o lançamento de um novo modelo.



No que se refere ao Blu-ray, o lançamento do primeiro equipamento com suporte para a tecnologia está agendado para a primavera. Provavelmente ainda antes disso chega a PlayStation 3, que também inclui a tecnologia e que tem lançamento previsto em Portugal para o próximo dia 23 de Março.



Para já não é possível saber se o novo leitor de mesa anunciado pela Sony será comercializado em Portugal mas as previsões da empresa, partilhadas com a imprensa internacional na apresentação deste novo modelo, são só por si animadoras já que apontam para uma descida nos preços dos leitores de vídeo de próxima geração para valores abaixo dos 500 dólares, ainda antes do final do ano.



Qualquer um dos dois formatos está a ter uma aceitação moderada do mercado que aguarda para ver qual das duas tecnologias sairá vencedora. Os preços de chegada ao consumidor podem ser trunfo capaz de dinamizar as vendas e começar a traçar um resultado sobre as preferências do mercado.



A PlayStation 3 que reunia elevadas expectativas no que se refere ao aumento das vendas dos leitores Blu-ray, incorporado na consola de jogos, ainda não descolou e até final do ano passado os mercados onde já está disponível absorveram apenas 1,8 milhões de unidades.



Os responsáveis da Sony explicam a fraca adesão aos novos formatos de vídeo pela elevada comoditizição do DVD que passou a estar disponível no mercado a preços muitos baixos, o que torna agora mais difícil fazer dos novos produtos uma oferta apelativa.



A Portugal os preços mais baixos do HD DVD também ainda não chegaram. O novo modelo (HDXE1), com comercialização prevista a partir da próxima semana e ainda sem preço definido, será mais caro que o actual HDE1 já em venda por 800 euros, pois integra uma gama mais elevada, explicou ao TeK a Ibertrade, representante em Portugal da área de electrónica de consumo da Toshiba.



Cristina A. Ferreira



Notícias Relacionadas:

2007-01-19 - Toshiba apresenta disco HD-DVD com capacidade para 7 horas de vídeo
2006-06-30 - Toshiba inicia comercialização do primeiro portátil com HD DVD no mercado português

2006-09-28 - Sony estreia Blu Ray em Portugal com portáteis Vaio antes do Natal