A Microsoft já enviou para produção o Service Pack 3 do Windows XP, a última grande actualização daquela que é actualmente a versão mais utilizada do sistema operativo Windows. Os utilizadores ainda terão de esperar até dia 29 de Abril para ter acesso a este novo pacote.

Os OEM vão poder começar a instalar já as novas máquinas com o novo pacote de correcções que garante algumas melhorias de performance e estabilidade para além de resolução de problemas de segurança. O SP3 melhora também as ferramentas de gestão de redes onde coexistam sistemas XP e Vista.

O último Service Pack para Windows XP foi o SP2, distribuido ainda em 2004, mas os utilizadores mais avançados já podiam ter acesso à "release candidate" do Windows XP desde Dezembro, sempre com o aviso de que esta versão ainda não era totalmente estável.

Com o switch off do Windows XP marcado para 30 de Junho, esta é a última grande actualização do sistema operativo, que no entanto continua a ser vendido com computadores de gama baixa.

O SP3 vai estar disponível através do Windows Update e do Centro de Downloads da Microsoft mas a distribuição automática do pacote só vai ser forçada a partir do Verão.

Notícias Relacionadas:

2008-02-20 - RC2 do SP3 para Windows XP disponibilizada pela Microsoft

2007-12-19 - Última grande actualização para Windows XP disponível a partir de hoje

2004-08-18 - Service Pack 2 para Windows XP Home Edition disponível hoje