A SpaceX está a preparar o seu primeiro relançamento para o próximo outono. A intenção é revelada pelo patrão da empresa, na sua conta do Twitter. Elon Musk diz que o segundo lançamento de um dos Falcon 9 que já viajaram até ao espaço e regressaram são e salvos deverá acontecer em setembro ou em outubro.

Entre os (agora) quatro foguetões sobreviventes, guardados no mesmo hangar, em Cape Canaveral, há um que estará fora desta missão de reutilização: o primeiro a ser lançado.

Na altura do regresso, uma foto publicada no Twitter desse mesmo Falcon 9 em “descanso” era acompanhada da legenda “sem mazelas, pronto a lançar novamente”, mas na conferência de imprensa feita logo a seguir à recuperação de sucesso do foguetão, Elon Musk mostrou uma opinião diferente. 

“Penso que muito provavelmente vamos manter este [foguetão] em terra, porque… é algo único, foi o primeiro que conseguimos trazer de volta”, referiu.

Acredita-se que a estratégia passe por não lançar novamente o Falcon 9, sem contudo isso implicar a “reforma” do foguetão, havendo a possibilidade de analisar determinados aspetos em testes que não obrigam o dispositivo a abandonar a estrutura, embora com procedimentos iguais aos de um lançamento real.