Desde o seu início ou pelo menos, desde muito cedo, que a maior parte dos telemóveis disponíveis ao grande público dispõe de jogos pré-instalados. De facto, tanto os fabricantes como os programadores compreenderam relativamente bem a particular adequação de um dispositivo sempre presente ao mercado dos jogos casuais. O Snake, incluído na maior parte dos telemóveis Nokia desde 1998, é um dos clássicos do género.



Na sala de espera do consultório, nos transportes públicos e em muitos outros sítios, os jogos no telemóvel constituem uma forma das pessoas quebrarem a rotina da espera ou do dia-a-dia. A evolução tecnológica e do mercado viu, todavia, uma sobreposição, cada vez maior das consolas portáteis especializadas com os telemóveis, culminando com o telemóvel N-Gage original, da Nokia, em conjunto com a evolução dos jogos, de títulos de jogabilidade casual, criados exclusivamente para passar o tempo, para ambientes mais persistentes, bem como a valorização dos telefones móveis como uma plataforma digna do lançamento de jogos exclusivos e adaptações de quase todos os jogos disponíveis para consolas e computadores.



Os mais recentes telemóveis prometem ainda mais e ameaçam mesmo tornar-se a plataforma portátil para jogos por excelência. A inclusão de diversos sensores, incluindo acelerómetros e feedback háptico (sentir nas pontas nos dedos a acção que decorre no jogo) e os ecrãs cada vez maiores, fazem, por exemplo, do iPhone da Apple ou do protótipo Nokia Tube, verdadeiras consolas interactivas.



Entretanto e enquanto esperamos pelas novidades, não há nada que nos impeça de pegar no telemóvel e ir jogando.



Assassin's Creed



Assassin's Creed, da editora Ubisoft, em versão móvel pela Gameloft, é um dos mais populares jogos para consolas e PCs do momento, estando também disponível para a maior parte dos telemóveis com capacidade Java. A versão para telemóvel não tem, obviamente os gráficos e acção detalhada das versões para consola e PC, mantendo todavia a jogabilidade, muito semelhante ao Prince of Persia original, deste jogo épico. Em Assassin's Creed, o jogador encarna a personagem de um assassino profissional, em aventuras pelas cidades incontornáveis do Médio Oriente durante a Terceira Cruzada.



Disponível na loja online da Gameloft, entre 3 e 4 euros, consoante modo de pagamento.

http://imgs.sapo.pt/gfx/448935.gif

Tom Clancy's Splinter Cell Double Agent



A série Splinter Cell, da Ubisoft e Gameloft, é já um clássico dos jogos para telemóvel, contando com diversos títulos, dos quais destacámos o mais recente, Double Agent. Em paralelo com o desenrolar do universo Splinter Cell nas consolas e PCs, Double Agent, traz para os telemóveis a mais longa missão de infiltração de Sam Fisher na organização terrorista John Brown's Army. Os jogadores terão de navegar mapas perigosos, eliminar silenciosamente inimigos e ganhar a confiança dos líderes da organização, bem como dos superiores de Fisher.



Entre os 4 e 3 euros, consoante modo de pagamento, na loja online da Gameloft.

http://imgs.sapo.pt/gfx/448936.gif

Sims 2 e Sims 2: Náufragos



Os Sims, da EA Mobile, são dos jogos mais descontraídos e divertidos que se pode jogar no telemóvel. O objectivo, tal como nas versões para PC e consolas, é 'tomar conta' de diversos personagens, orientando-os e fornecendo-lhes infra-estruturas e serviços para que se mantenham o mais felizes possível. No fundo é um simulador da vida real.



A versão Náufragos coloca os Sims numa ilha deserta, tendo de construir toda a sua vida sem acesso aos 'luxos' das edições anteriores.



Disponíveis nas lojas de jogos da Vodafone, TMN e Optimus, com preços entre os 3 e os 4 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/448937.gif

Brain Genius



O Brain Genius, da Glu Games é uma espécie de ginásio para a mente e irresistível para fãs de puzzles e quebra-cabeças. O jogo dispõe de diversos tipos de desafios, orientados para as faculdades visuais, de memória, cálculo mental e lógica, em três níveis de dificuldade distintos. Os jogadores poderão contar com a presença de um 'guia' no decurso do jogo, o Prof. Lababidi, que mantém, igualmente, o registo da progressão dos utilizadores. Nas lojas online das operadoras, entre 3 e 4 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/448938.gif




Os géneros e catálogos de jogos disponíveis para telemóveis estão em franco crescimento. Para além da lojas de conteúdos das operadoras, os utilizadores poderão encontrar e comprar todo o tipo de jogos nos sites das editoras, distribuidoras especializadas de jogos para telemóveis e até em soluções específicas de alguns fabricantes, como a recém-lançada plataforma N-Gage 2.0, disponível nalguns dispositivos Nokia mais recentes.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.