“O Super Bock Group foi alvo de um ciberataque que está a causar perturbações nos seus serviços informáticos, com constrangimentos na operação regular, nomeadamente ao nível do serviço”, indicou a empresa, em comunicado.
Esta situação provoca “grandes restrições” na operação de abastecimento de alguns produtos.
O grupo acionou os protocolos de segurança e informou as autoridades. Por outro lado, colocou em prática um plano de contingência para repor as normais condições de abastecimento do mercado.
“O Super Bock Group lamenta os possíveis transtornos causados a todos os seus clientes e fornecedores”, concluiu.
Nos últimos meses várias empresas de grande dimensão em Portugal foram alvo de ataques informáticos, num crescendo de incidentes que preocupa as autoridades. Ainda hoje a empresa municipal Águas e Energia do Porto comunicou ter sido atacada, acionou os protocolos de segurança mas garantindo que os serviços essenciais de abastecimento estão assegurados.
Logo nos primeiros dias do ano de 2022 o ataque informático à Impresa foi notícia, deitando abaixo o site do Expresso e da SIC e apagando o arquivo da empresa de comunicação social. A verdadeira dimensão dos danos foi sendo conhecida ao longo das semanas seguintes, mas outros casos se somaram às preocupações de cibersegurança, naquele que se pode considerar um “ano horribilis” e onde a Vodafone Portugal, TAP, Sonae e BCP também sentiram os efeitos de ataques de grande dimensão, alguns dos quais paralisaram a atividade das empresas durante dias, enquanto outros levaram a roubo de dados.
A lista de nomes de organizações atacadas continuou a crescer, com os laboratórios de análises clínicas Germano de Sousa , a Sonae MC, o Hospital Garcia da Horta, a agência Lusa , o jornal i e o Nascer do Sol , a TAP, os sites do Sporting e do FC Porto, o Estado Maior das Forças Armadas, o BCP e a Câmara Municipal de Loures. Mas a estes nomes juntaram-se muitos outros, em Portugal e a nível internacional, com o INEM a ser um dos casos mais recentes. com ataques mais ou menos destrutivos e com impacto na operação das empresas e no roubo de dados dos clientes.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Imagens de satélite mostram impacto das cheias em Espanha e ajudam a salvar vidas -
App do dia
O seu telefone é “esperto” o suficiente? A app Geekbench AI quer servir como tira-teimas -
Site do dia
Tem boa capacidade de observação? Então tente encontrar as personagens em i-Spy -
How to TEK
4 dicas rápidas para tirar partido do iPad e tornar-se mais produtivo
Comentários