A Microsoft já vendeu todos os modelos de tablets Surface com Windows RT que tinha disponíveis para pré-encomenda nos EUA, no Canadá, no Reino Unido, em França e na Alemanha. As pré-reservas que são feitas atualmente pelos consumidores já indicam prazos de entrega entre "uma a duas semanas".

O modelo de 32GB a 499 dólares esgotou nos EUA logo no dia a seguir à sua disponibilização na loja online da Microsoft. Mas até os modelos mais caros, de 32GB com capa a 599 dólares e 64GB com capa a 699 dólares, têm agora os pedidos de compra não atendidos dentro do prazo previsto, dia 26 de outubro. Em França, na Alemanha e no Reino Unido como o TeK comprovou, a situação repete-se.

[caption]surface[/caption]

O mesmo anúncio aparece no caso de o utilizador efetuar apenas a compra da Type ou Touch Cover. A única forma de os utilizadores comprarem o tablet no dia de lançamento será nas lojas físicas da Microsoft, que apenas existem no mercado norte-americano e no canadiano.

O aparente êxito dos modelos com Windows RT, uma versão mais básica destinada ao utilizador comum, levanta grandes expectativas sobre o desempenho dos Surface Pro, considerados pela marca como uma alternativa viável aos computadores e portáteis normais.

Apesar do esgotamento, é impossível ter uma ideia de quantos Surface terão sido vendidos. Os atrasos nas entregas dependem muito de quantos tablets a Microsoft tinha "em armazém" para enviar aos utilizadores que compraram o produto através da pré-venda.

O esgotamento de novos dispositivos foi um acontecimento recorrente nos últimos tempos, tendo acontecido o mesmo com a Google no Nexus 7 ou com a Apple no iPhone 5.

Alguns relatos anteriores à divulgação do preço dos tablets indicavam que a Microsoft fez uma encomenda de três milhões de Surface junto dos fornecedores.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico