A plataforma Atom Oak Trail, já começou a ser distribuída e começará a surgir em diferentes máquinas a partir do próximo mês de Maio, anunciou a Intel.

O novo Atom Z670, o primeiro processador desta série desenvolvida para dispositivos móveis, será aplicado em mais de 35 modelos de empresas como a Fujitsu Limited, a Lenovo, a Motion Computing e a Razer.

Melhor reprodução de vídeo, navegação na Internet mais rápida e uma maior duração de vida da bateria, "sem sacrificar o desempenho", são algumas das mais-valias oferecidas pelo Atom Z670, garante a fabricante em comunicado.

As melhorias introduzidas ao nível do desempenho energético permitem que o Atom Z670 possa ser executado em vários sistemas operativos, incluindo o Android da Google e o Windows da Microsoft, possibilitando "novas experiências e mais hipótese de escolha quando se trata de designs de tablets e híbridos que combinam as melhores características do netbook e do tablet juntos", acrescenta a Intel.

Esta plataforma também ajuda a oferecer dispositivos mais pequenos, finos e eficientes através da combinação de gráficos integrados, e do controlo de memória directamente ligado no processador.

O processador é 60 por cento mais pequeno do que as gerações anteriores, tendo um design de baixo consumo para dispositivos sem ventilação, bem como até aos dias de vida útil da bateria.

A par do anúncio da chegada dos dispositivos com o Atom Z670, a Intel revelou ainda que os processadores Cedar Trail já estão a ser testados pelas fabricantes de computadores, com os primeiros modelos esperados para a segunda metade de 2011.

Estas máquinas irão incluir características como o Intel Wireless Music, Intel Wireless Display, e o PC Synch, bem como melhorias ao nível de multimédia, gráficos e consumo energético, assegura a fabricante.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.