Apesar de todos os condutores apreciarem a utilização devida dos piscas, a verdade é que nem todos respeitam a regra que os obriga a ligarem estas pequenas luzes intermitentes aquando de uma mudança de direção ou faixa. Em casos críticos, a inutilização dos piscas pode provocar acidentes fatais, e é exatamente isso que a Tesla quer impedir.

De acordo com uma patente registada pela fabricante norte-americana, a empresa está a desenvolver uma tecnologia que torna os piscas num procedimento automático. O documento submetido explica que a ideia é fazer com que o carro detete com alguma antecipação a intenção do condutor em mudar de direção ou de faixa. De seguida, o carro analisa o espaço envolvente para detetar se existem outros automóveis por perto. Se for o caso, a tecnologia ativa o pisca de forma autónoma.

tek tesla
Desenho técnico inserido nos documentos da patente submetida pela Tesla.

A imprensa internacional questiona a exequibilidade da ideia, uma vez que a Tesla afirma que o Autopilot não precisa de quaisquer sensores a monitorizar o condutor para funcionar na plenitude. Neste caso, em que a intenção do condutor pode ser abrupta, o sistema terá de ser rápido e preciso na análise de forma a providenciar a melhor resposta possível, tendo em conta o ambiente que o rodeia.

Existem vários carros que chamam à atenção do condutor quando este não ativa os piscas depois de ter mudado de direção durante o trajecto, mas estas notificações só são possíveis com uma análise posterior à tomada de decisão. O sistema idealizado pela Tesla funciona à priori desse momento, o que torna tudo mais difícil de concretizar.

Apesar de pertinente, tendo em conta o futuro para onde segue o sector automóvel, esta patente pode nunca vir a ser materializada num produto final. A ser, tal poderá ocorrer apenas dentro de vários anos. Em alguns casos, as patentes servem apenas para impedir que a concorrência desenvolva uma ideia semelhante sob a alçada da sua marca.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.