Depois de um adiamento de alguns dias, a notícia foi dada pelas habituais vias: o Twitter, tal como já tinha acontecido com um primeiro teaser e com a informação sobre o “atraso” para “aperfeiçoamento”.

No blog a informação é explicada com mais detalhe. “Estamos entusiasmados por anunciar que, a partir de hoje, todos os veículos Tesla produzidos na nossa fábrica – incluindo o Model 3 – terão o hardware necessário para as capacidades de condução autónoma a um nível substancialmente mais seguro do que a condução humana”.

Ao mencionar o hardware, a fabricante automóvel refere-se, nomeadamente, às oito câmaras com visibilidade a 360 graus e alcance de até 250 metros que “rodeiam” os carros.

Para complementar o visionamento, há 12 sensores ultrassónicos atualizados capazes de detetar aquilo que a Tesla denomina de “hard and soft objects” com quase o dobro da distância conseguida pelo sistema de câmaras mencionado anteriormente.

Já um radar frontal com elevada capacidade de processamento promete fornecer dados adicionais sobre as condições de condução num “comprimento de onda redundante”, vendo através da chuva forte, nevoeiro, poeiras e até do carro da frente.

O sistema tem vindo a ser incluído nos Model X e Model S, passando a partir de agora a fazer parte dos Model 3 da Tesla. A novidade era algo a que Elon Musk se referiu como “Model 3 parte 2”, quando o automóvel foi lançado.