A informação foi confirmada pelo regulador de mercado chinês, adianta a Reuters, e abrange mais de 1,7 milhões de carros da Tesla. A empresa vai ter de atualizar o sistema dos automóveis para corrigir uma falha identificada nos seus principais modelos, o Model S e X, que são importados, mas também os Model 3 e Y, fabricados na China.

Segundo a informação, é a segunda maior recolha de automóveis de sempre da Tesla, e a atualização de software vai corrigir o sistema que não detetava que a tampa da bagageira dianteira estava destravada, resultando em potenciais riscos de segurança, disse a Administração Estatal de Regulamentação do Mercado chinês.

Veja as imagens do novo Model 3 da Tesla

Algumas das funcionalidades de apoio à condução nos automóveis da Tesla não estão ativados no mercado chinês e a diferença de regulamentação entre os dois países, EUA e China, está também a criar conflitos diplomáticos, esperando-se que a administração norte americana avance com um bloqueio aos carros conectados de origem chinesa.

Condução autónoma: Quantos níveis diferentes de autonomia há e o que significa cada um?
Condução autónoma: Quantos níveis diferentes de autonomia há e o que significa cada um?
Ver artigo

A Tesla tem uma fábrica em Xangai desde 2019 e iniciou este ano a construção de instalações para fabricar baterias, num investimento de 200 milhões de dólares.

A empresa de Elon Musk é o segundo maior vendedor no mercado chinês de veículos elétricos, que é o maior do mundo. O líder de mercado é a marca local BYD mas a concorrência está a aumentar, também com a entrada da Xiaomi neste negócio.

(em atualização)