O investimento foi anunciado em maio e o projeto estará agora em plena produção. A gigante japonesa pretende produzir três milhões de alfaces por ano, que poderão render qualquer coisa como 300 milhões de ienes.

Além da produção propriamente dita, a Toshiba quer vender a tecnologia de cultivo a terceiros, nomeadamente em países onde a produção ao ar livre não seja viável.

O método usado pela fabricante passa pela criação de um ambiente esterilizado, sem utilização de pesticidas, com sistemas especiais de iluminação fluorescente, otimizados para o crescimento das plantas, um ar condicionado que mantém sempre a mesma temperatura e um nível de humidade constante e dispositivos de vigilância do estado físico das plantas.

As condições quase assépticas da fábrica de Yokosuka, no Japão, garantirão que os produtos sejam livres de qualquer tipo de germe, contribuindo para o retardamento do seu apodrecimento.

A Toshiba não é a primeira gigante tecnológica japonesa a apostar em explorações agrícolas deste género. A Fujitsu tem uma fábrica de chips convertida à produção de legumes com baixo teor de potássio. Sony e Panasonic são outros exemplos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico