Empresas tecnológicas como a Intel apenas têm previsto para 2024 os primeiros computadores e portáteis preparados para a certificação de ligações sem fio Wi-fi 7 (IEEE P802.11be), em linha com o calendário de certificação da Wi-Fi Alliance para 2023-24. E só em 2025 é que a tecnologia deveria chegar ao restante mercado. Mas a TP-Link tem uma palavra a dizer e revelou hoje em Los Angeles os seus primeiros produtos com a nova geração de ligações.

Pingli Ji, vice-presidente da TP-Link, prometeu novos routers, sistemas de mesh e outros produtos de rede baseados em Wi-fi 7. A empresa diz que produziu os novos produtos de raiz com os novos standards de alta tecnologia, procurando a melhor qualidade, das antenas ou conectores, alguns deles construídos pela própria. Foram realizados cerca de 12 testes rigorosos de estabilidade e diferentes condições, em lares diferentes espalhados por vários países para garantir que os seus produtos tenham a qualidade que a marca se propõe. A TP-Link diz que a sua estratégia garante produtos com uma taxa reduzida de equipamentos com defeito.

O seu novo router, suportado por Wi-fi 7 promete redefinir o mercado, o Archer BE900, um quad-band. Tem um CPU próprio e composto por 12 antenas, capaz de distribuir quatro sinais a 2,4 GHz e a 5 GHz, sem necessidade de ajustar frequências. A sua estrutura promete maior ganho e capacidade de manter sinal em áreas maiores. A velocidade prometida é de 24 Gbps por segundo em casa, com 11.520 Mbps a 6 GHz, nunca interferindo com as frequências dos outros equipamentos. Tem 5.760 Mbps a 5 GHz.

Veja na galeria imagens dos novos produtos Wi-fi 7 da TP-Link:

Utiliza um canal de 320 MHz e capacidade de processar packs de vídeo 4K a 120% mais rápido. Tem diversas portas de rede na traseira, com diferentes protocolos, que permite criar LAN party, pequenas redes de escritório e manter todos os equipamentos a trabalhar.

O router tem um ecrã LED frontal tátil, mostrando o estado do tempo, horas, emojis e outras informações que podem ser rapidamente consultadas. Para tal foram adicionadas aplicações como a Tether App para otimizar a rede em casa. Suporta VPN clientes e servidores, garantindo que mais nenhuma máquina necessite de instalar o software. Suporta redes privadas de IoT e é compatível com os assistentes inteligentes Alexa e Google Assistant.

A fabricante tem também um novo router dedicado ao gaming, o Archer GE800, o primeiro com 10G, capaz de oferecer tri-band a 19 Gbps Wi-fi 7. Tem duas portas 10G e duas portas 2.5G e aceleração para gaming. O game center tem diversas opções de ajuste de latência e outras opções para acelerar os jogos online. A empresa está a trabalhar com especialistas de redes para diminuir o ping e outras otimizações, para tornar a experiência mais rápida. E o mobile gaming não foi esquecido, com uma banda dedicada, de forma a não interferir com o sinal usado na Netflix, por exemplo. Este router dá prioridade ao gaming, sobre todas as outras utilizações da rede.

TP-Link Wi-fi 7 routers

A linha Deco de redes mesh foi também atualizada com wi-fi 7. Foi desenhada para ser minimalista e elegante, com duas bandas de 6 GHz a 11520 Mbps e uma 5 GHz a 8640 Mbps e outra a 2,4 Ghz. Diz que aumenta a capacidade da rede para 16 streams simultâneas, mesmo que não tenha um router Wi-fi 7. Diz que é 300% mais rápido que anterior geração de mesh. Supera a performance de redes por fio de 10 Gbps. Tem diferentes portas LAN a 2,4 GHz.

O sistema foi testado numa vivenda de dois andares, com velocidades médias de 10 Gbps no centro, diminuindo nas arestas da casa, mas nunca descendo abaixo dos 4 Gbps. A rede está preparada para streams de vídeo 8K, realidade virtual e outros conteúdos mais exigentes. Se precisar estender a rede basta adicionar mais pontos Deco onde necessitar. A empresa tem mais dois modelos da linha Deco, incluindo o BE65, com 4 portas LAN de 2,5 Gbps.

Deco System V3, um novo ecossistema dos equipamentos para cobertura multi-Gigabit, capaz de ligar facilmente os equipamentos, assim como soluções IoT. A empresa promete cobertura em todos os cantos da casa entre as unidades da Deco. E consegue ligar-se simultaneamente nas diferentes frequências, mas também por cabo. Promete ainda contornar interferências de certos eletrodomésticos como micro-ondas, quando anda pela casa com os equipamentos. O roaming entre equipamentos é mais rápido, através de algoritmos de IA. Ideal para ligar soluções IoT, como lâmpadas, por exemplo. A aplicação permite ligar os equipamentos à rede facilmente, sem a necessidade de configurações individuais.

TP-Link Wi-fi 7 routers

De salientar que a TP-Link passa a suportar também o novo protocolo Matter, de ligações Wi-fi, juntando-se assim ao grupo de fabricantes que também já anunciaram os seus produtos. Além disso, pode utilizar as redes elétricas para juntar a rede Mesh Deco, cobrindo assim todas as soluções da TP-Link para as redes domésticas. A empresa tem mais de 50 modelos, dos mais antigos a recentes, afirmando que todos são compatíveis entre si no seu ecossistema.

A empresa reservou ainda tempo para revelar a nova versão da sua aplicação de segurança, com escudos de proteção online, sobretudo com ferramentas de controlo parental para manter a monitorização dos mais pequenos membros da família. E não protege apenas a casa, como os equipamentos em movimento, incluindo as aplicações Norton 360 e o Kidshield.

Também houve espaço para revelar um novo router 5G, que mistura tecnologia Wi-fi 7 para as derradeiras redes.

Quanto à chegada ao mercado, a TP-Link prometeu os primeiros produtos baseados em Wi-fi 7 para o primeiro trimestre de 2023 nos Estados Unidos, referindo que se trata da vaga inicial do seu catálogo e outros vão chegar mais tarde. O router Archer BE900 chega ao mercado no primeiro trimestre do próximo ano por 699 dólares, com pré-reservas a partir de 31 de dezembro. O router de gaming Archer GE800 chega em 2023, mas sem detalhes quanto à data e preços. Quanto aos equipamentos Deco, o BE95 com dois packs começa nos 1.199,99 dólares nos Estados Unidos, enquanto o modelo BE85 custará 999,99 dólares, ambos previstos para o primeiro trimestre de 2023.