Um jovem investigador do Instituto Superior Técnico - e estudante de doutoramento no EUA, ao abrigo de uma parceria com a universidade de Carnegie Mellon - foi hoje anunciado como vencedor do Prémio Científico IBM referente ao ano de 2011.

André Martins, de 34 anos, distinguiu-se dos demais candidatos pela investigação desenvolvida na área da Inteligência Artificial, o que lhe valeu um prémio no valor de 15.000 euros, informou a IBM, num comunicado de imprensa.

O trabalho, denominado Turbo Parsers: Dependency Parsing by Approximate Variational Inference, introduz uma nova abordagem na forma como fazer com que as máquinas possam aprender automaticamente através de dados, escreve empresa.

"Este trabalho aborda o problema da análise sintática de texto em linguagem natural, usando métodos de inferência estatística. Trata-se de um problema relevante para aplicações como pesquisa textual, tradução automática e extração de informação", explica André Martins, citado na nota aos meios.

"Dada uma frase, pretende-se produzir a análise sintática mais provável. Para o efeito, propõe-se uma nova formulação, novos modelos e um novo algoritmo", detalha o investigador, acrescentando que a abordagem proposta é validada experimentalmente em 14 línguas diferentes, "obtendo-se desempenhos acima do estado da arte".

A decisão do júri foi tomada a 2 de junho, mas apenas hoje divulgada publicamente. A cerimónia de entrega da 22ª edição do prémio - que distingue o contributo de trabalhos de investigação para o desenvolvimento das Ciências da Computação e Tecnologias da Informação - está agendada para setembro, no Instituto Técnico, em Lisboa.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes