Um boneco animado (avatar) passará a responder às perguntas feitas por pessoas surdas que utilizam a estação de metro dos Aliados, na rede do Porto. Trata-se de um tradutor de língua gestual criado pelo ISEP que suporta seis idiomas (português, inglês, alemão, grego, esloveno e cipriota).

Segundo explicou à TSF o professor Nuno Escudeiro, do Instituto Superior de Engenharia do Porto e um dos titulares do projeto, as pessoas podem selecionar um conjunto de perguntas que serão reproduzidas por gestos executados por um avatar, mediante a língua escolhida. A resposta surge de seguida. As perguntas e respostas estão associadas a questões mais frequentes colocadas aos funcionários do metro, entre eles o local onde se pode comprar o passe (andante) ou o que fazer caso perca o título de transporte.

O ecrã de interação está dividido em diferentes categorias: andante, viagem, validação, zonas e passes mensais, com respetivas perguntas associadas.

Foto: Rute Fonseca/TSF
Foto: Rute Fonseca/TSF

O projeto foi financiado pela União Europeia através do Programa Erasmus+, com as traduções a respeitarem as questões semânticas dos países que participaram em parceria. Tratando-se de um projeto-piloto, este vai estar em teste nos próximos três meses, mas o objetivo é alargar a outros transportes públicos, escolas e autarquias.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.