A iniciativa é liderada Rede Internacional de Verificação de Factos (IFCN, sigla em inglês) e o principal objetivo é melhorar o acesso a informação precisa durante campanhas de desinformação, como eleições, emergências de saúde e conflitos regionais. Já é possível ver como vai funcionar o chatbot, com um vídeo, mas a ferramenta ainda não está disponível.
A Global Fact-Check Chatbot (GFC) conta com parceiros de 58 países e Portugal está representado pelo Polígrafo nesta iniciativa que é inspirada na #CoronaVirusFacts Alliance.
No site pode encontrar mais informação sobre os parceiros e a iniciativa, que pretende explorar uma nova abordagem na verificação de factos baseada em IA, e no modo como a tecnologia pode amplificar este trabalho de combater a desinformação, consolidando milhares de artigos numa base de dados pesquisável e acessível através de um chatbot.
Numa primeira fase vai estar disponível em 10 línguas mas no site refere-se o objetivo de aumentar para mais de 50 os idiomas suportados.
Pode saber mais sobre a Global Fact-Check Chatbot (GFC) neste site.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários