O tribunal recusou o pedido da Samsung para ver em antecipação os novos equipamentos a lançar pela Apple. Ipad 3 e iPhone 5 vão continuar no segredo da empresa de Cupertino até ao lançamento.

A fabricante coreana tinha solicitado o acesso a protótipos e equipamentos antes do lançamento dos produtos na sequência de uma batalha judicial entre as empresas, que se acusam mutuamente de violação de patentes.

Embora o juiz tenha anteriormente concedido à Apple o direito a ver os produtos da Samsung, estes encontravam-se à data à venda no mercado ou já tinham sido anunciados pela concorrente, justificou o magistrado.

A decisão não foi, ainda assim, inteiramente favorável à companhia de Steve Jobs, que terá de mostrar o iPhone 5 e o iPad 3 em tribunal, para que este possa avaliar se existiu ou não violação de patentes por parte da sul-coreana. Se não o fizer, o tribunal não apreciará a acção intentada que pede que a Samsung seja proibida de vender os seus dispositivos no mercado americano.

Se a Apple optar por não mostrar o equipamento, tribunal e concorrente poderão sempre optar pela navegação Web para ficarem a conhecer algumas das características esperadas para os novos dispositivos da maçã. Isto porque desde hoje que o ciberespaço voltou a estar dominado por rumores sobre o iPhone 5.

Desde a data de lançamento, apontada para Setembro deste ano, às alterações a esperar ao nível do design. Há mesmo quem se dedique a criar desenhos que reúnam as características avançadas, tentando adivinhar com que se vai parecer o novo smartphone, como o This is My Next, cuja proposta reproduzimos abaixo.

[caption]imagem de conceito iPhone 5, pelo This is My Next[/caption]

Na lista de novidades estão uma câmara fotográfica com maior resolução (8 megapixéis, ao invés dos 5 megapixéis do modelo actual) e um processador mais poderoso e um retorno a um aspecto mais arredondado.