A TSMC, principal fornecedora de chips para empresas como Qualcomm, NVidia, AMD, Apple e Xiaomi, revelou novos detalhes acerca da produção de processadores de 2 nanómetros. De acordo com as suas expetativas, a produção em massa começará em 2025, significando que os seus clientes poderão receber os primeiros chips com esta arquitetura em 2026. 

Em 2020 a fabricante já tinha dado a conhecer que estava a trabalhar na produção de chips de 2 nanómetros, embora não tivesse avançado muitos mais pormenores. Durante a conferência de apresentação dos resultados financeiros do primeiro trimestre de 2022, C.C. Wei, CEO da TSMC, revelou mais detalhes acerca da arquitetura dos chips e dos planos da empresa. 

Segundo o responsável, a fabricante recorrerá a transistores GAA (Gate-All-Around), ao contrário da atual estrutura de transistores FinFET (Fin Field-Effect). Mesmo assim, o processo de fabrico dos nós dos processadores de 2 nanómetros continuará a ser baseado na litografia EUV (Extreme Ultraviolet). 

Recorde-se que, em maio do ano passado, a IBM revelou o seu primeiro processador de 2 nanómetros. A empresa deu a conhecer que o chip pretende impulsionar a indústria dos semicondutores, tendo sido projetado para obter um desempenho 45% maior e consumir 75% menos de energia em comparação com as mais recentes versões de 7 nanómetros.  

Clique nas imagens para mais detalhes 

Entre as vantagens apontadas pela IBM destaca-se, por exemplo, o aumento significativo da vida da bateria de smartphones e do desempenho das funcionalidades de computadores portáteis, assim como a diminuição da pegada de carbono de data centers. Já no mundo da condução autónoma, o processador poderá também ajudar a detetar objetos mais rapidamente. 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.