Se a ideia era roubar protagonismo ao Windows 7, a Canonical não foi muito bem sucedida, mas não deixa de marcar a sua posição com o lançamento da Release Candidate da nova versão do Ubuntu, no mesmo dia em que a Microsoft começou a comercializar o novo Windows.

A versão 9.10 do Ubuntu, conhecida como Karmic Koala, tem o lançamento da versão final marcada já para a próxima semana, no dia 29 de Outubro. Para já a Release Candidate pode ser descarregada no site do Ubuntu ou nos vários mirrors disponibilizados pela Canonical.

As versões de teste incluem as componentes de servidor, desktop e netbook, as várias áreas cobertas por esta distribuição de Linux que se conta actualmente entre as mais populares.

Para além de corrigir bugs de versões anteriores, as melhorias garantidas pela nova versão centram-se na redução do tempo de arranque do sistema e na melhoria do interface. Há também novidades nas ferramentas de programação para desenvolver software, explica a Canonical.

Esta versão dá acesso a um novo Centro de Software a partir do qual os utilizadores podem de forma fácil adicionar ou remover programas, uma funcionalidade semelhante à que já existe no Windows.

Respondendo à webização crescente, a Canonical tem também um serviço de partilha de ficheiros e armazenamento de dados online, o Ubuntu One, com ligação garantida a partir do Ubuntu 9.10 e que é gratuito para 2 Gbytes. Se os utilizadores quiserem mais espaço têm de pagar uma mensalidade.