Segundo o executivo comunitário, as novas “fábricas” serão instaladas na República Checa, Lituânia, Países Baixos, Roménia, Espanha e Polónia. Ao todo, a rede passa a contar com 19 AI Factories em 16 Estados-membros da UE.
Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt
Segundo a Comissão Europeia, as “fábricas” vão dar a startups, pequenas e médias empresas (PME) e à indústria a possibilidade de aceder diretamente a supercomputadores otimizados para IA, além de apoio técnico especializado e personalizado para o desenvolvimento e implementação de soluções avançadas que usem esta tecnologia.
O novo conjunto de AI Factories, que corresponde a um investimento acima dos 500 milhões de euros, vai “reforçar a capacidade europeia de computação de alto desempenho e acelerar a adoção de IA em sectores estratégicos”, afirma o executivo comunitário.
Ao todo, a UE e os países que compõem o EuroHPC comprometeram-se a investir mais de 2,6 mil milhões de euros para o programa AI Factories and Antennas, com o objetivo de reforçar as ambições da Europa para se tornar um “Continente da IA”.
Em breve será anunciada a seleção das AI Factory Antennas, que vão trabalhar em colaboração com as “fábricas” de IA para permitir o acesso remoto a supercomputadores às comunidades nacionais.
Bruxelas realça que, além de apoiar o AI Continent Action Plan, anunciado em abril, e de complementar o investimento nas futuras “gigafábricas”, a expansão alinha-se com a recém-anunciada estratégia Apply AI, concebida para acelerar a adoção de IA na economia e administração pública na Europa.
Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários