Investigadores da Universidade de Aveiro, ligados à área de Sistemas Inteligentes, desenvolveram um sistema informático capaz de monitorizar o foco de cada um dos estudantes durante uma aula. Esta tecnologia poderá ajudar os professores a compreenderem em que partes da aula não conseguiram captar a atenção dos alunos, e melhorar a sua prestação nas seguintes.

O sistema consiste numa câmara instalada num ponto da sala, capaz de captar toda a plateia de alunos na aula. As imagens captadas são enviadas para um servidor, de forma contínua, detetando e reconhecendo os alunos. Segundo é explicado, é possível registar previamente no sistema o perfil dos alunos para que a tecnologia faça um reconhecimento em tempo real, associando os dados ao ID virtual de cada um. O sistema distribui depois os dados necessários de cada aluno, estimando o seu foco ao longo da aula.

tek estudo
tek estudo

Os investigadores referem que o sistema pode ser utilizado em outros cenários, tais como congressos, palestras e outros eventos com oradores e público.

Daniel Canedo, um dos investigadores da Universidade de Aveiro, explica que o sistema calcula a pose da cabeça das pessoas, utilizando um conjunto de características retiradas da face, que foi detetado previamente na imagem, estimando dessa forma para onde estão a olhar. Os investigadores salientam que a pose da cabeça contribui em 88,7% para o foco de um participante, segundo estudos feitos na Alemanha e Estados Unidos.

No entanto, é referido que o sistema não consegue estimar a atenção da plateia, apenas o foco. Isto porque mesmo que uma pessoa esteja a olhar para o orador ou projeções, a sua mente pode estar “ausente”, a divagar em outros pensamentos. No futuro, os investigadores vão tentar compreender se o foco contribui para a atenção dos alunos, realizando no final da aula um quiz sobre a matéria apresentada e correlacionar os resultados.

O principal objetivo do projeto não é controlar os alunos, mas sim criar uma base de dados com informações e gráficos para demonstrar o seu foco. A análise a essa informação poderá ajudar os professores a identificar qual parte da aula requer uma reformulação. Também os alunos poderão analisar os seus dados e compreender em que partes da aula se distraíram e melhorar a sua performance futuramente.