A atualização do Windows 10, o Windows 10 X, começou a ser disponibilizada em maio, mas nem todos os equipamentos estão a receber esse update. A Microsoft está a impedir que vários equipamentos sejam atualizados, reconhecendo que existem 10 problemas que impedem a instalação da atualização em determinados computadores. Entre eles estão o Surface Pro 7 da Microsoft e o Surface Laptop 3.

De acordo com um post da Microsoft, 9 dos 10 problemas estão relacionados com compatibilidades. Na prática, estas questões impedem que a atualização do Windows 10 seja realizada através do Windows update. No entanto, podem ser realizadas através do assistente de atualização da Microsoft, já que a ferramenta ainda ignora o bloqueio da empresa.

Windows 10

Por isso, se verificou o Windows Update para a atualização de maio e não viu rigorosamente nada, é provável que o update do equipamento esteja a ser bloqueado. A própria Microsoft lançou um aviso durante o fim de semana para computadores que não estão prontos para serem atualizados.

O update também está a ser bloqueado em sistemas com aplicações ou jogos que utilizam o GameInput Redistributable. A Microsoft não deixa claro quais as apps e jogos a que se refere, mas a empresa descobriu que podem perder a funcionalidade de entrada do rato com esta atualização.

Entre algumas das novidades da nova versão do Windows 10 estão uma "forma mais simples" de emparelhar equipamentos através do Bluetooth no Windows e uma melhoria do touch, no caso dos tablets. Mas já em fevereiro reunimos 10 novidades conhecidas da nova versão do sistema operativo, com a Microsoft a prometer atualizações de 90 segundos.