Arranca hoje o projecto Open Source Census, uma iniciativa que tem como objectivo desencadear um estudo mundial referente à utilização de software livre nos computadores e redes empresariais.



Anunciado em Dezembro pela OpenLogic, o projecto visa apurar quantos utilizadores para cada pacote open-source existem em todo o mundo. o resultado será uma estatística mais aproximada da realidade do que os estudos frequentemente lançados por consultoras, que se baseiam em amostras compostas por um número restrito de inquiridos.



Um dos objectivos do Open Source Census é promover a utilização do software livre mostrando dados reais e actuais que comprovem o nível de implementação deste tipo de produtos a nível global.



Esta iniciativa permite que os interessados em participar possam utilizar uma ferramenta denominada OSS Discovery para, anonimamente, contribuir com scan reports onde são enumerados o tipo de software que utilizam. Os participantes podem então visitar o site da iniciativa para ver os seus próprios resultados e compará-los com os de outras entidades de estrutura semelhante à sua.



Para se registar no projecto é apenas exigido um nome de utilizador e uma password, assim como alguns dados demográficos.



Até à data de publicação desta peça, já foram rasteadas 40 máquinas e encontrados 482 pacotes únicos de software, sendo reportadas 14.542 instalações. APor empresa, o número de pacotes únicos encontrados está nos 101.



Entre os parceiros e apoiantes deste projecto encontram-se nomes como IDC, CollabNet, Open Solutions Alliance, Open Source Business Foundation e O'Reilly Media.



Notícias Relacionadas:

2007-06-05 - Mercado open source gera receitas de 1,8 mil milhões de dólares em 2006