Já se conhecem as linhas de ofertas do veículo elétrico luso-canadiano TUGA, mas ainda não há datas para o seu lançamento oficial. No último ano a startup TUGA Innovations tem procurado cumprir os objetivos funcionais do veículo, assim como introduzir melhorias a nível de engenharia e técnico.

O certo é que o TUGA já circula em Portugal, como foi mostrado pelo professor António Câmara, um dos diretores da empresa, a testar o veículo em Cascais. O pequeno vídeo partilhado no LinkedIn, mostra como a cabine elevatória se fecha na vertical, semelhante a um cockpit de um caça, antes de partir para uma pequena volta. O veículo tem três rodas e foi confirmado ser de dois lugares.

Foi introduzida a TUGA App, que a empresa diz abrir portas para o ecossistema TUGA no metaverso. Os utilizadores podem conhecer toda a família de veículos, configurar o seu modelo ideal da marca e explorar diversas opções de realidade aumentada. Também poderá consultar as estatísticas do TUGA online e conectar com amigos.

As mais recentes notícias do veículo dão conta da adição de blockchain, pretendendo criar uma disrupção na mobilidade urbana através desta tecnologia. Foi criado o eTUGA Utility Token em parceria com os especialistas em tecnologia NFT BACD.IO e eTUGA.io (responsável pela aplicação) para explorar o potencial da tecnologia. A aplicação de realidade aumentada vai permitir aos utilizadores se conectarem e interagirem com qualquer veículo TUGA do seu ecossistema.

O Token NFT vai permitir o acesso ao programa TUGA, que inclui diversos serviços em ambiente de metaverso. Os utilizadores vão também poder comprar e vender os tokens em tempo real e assistir ao desenvolvimento do seu valor através da aplicação.

eTUGA

O veículo foi desenhado para oferecer tecnologia avançada de conetividade, com uma autonomia estimada de 160 quilómetros e capacidade de atingir os 140 km/h. Tem a vantagem de oferecer maior proteção que os motociclos convencionais através do seu corpo modular e plataforma multifunções.

Veja na galeria imagens de alguns modelos do TUGA:

A TUGA pretende resolver algumas questões de mobilidade urbana com o seu modelo. O seu design diferenciador e compacto pode ser estacionado em lugares onde outros veículos não cabem. Mas a segurança é um componente crítico da sua estrutura. “Passo a passo, estamos a concretizar a nossa visão de um modelo avançado elétrico de três rodas num protótipo desenhado para produção”, disse César Barbosa, vice-presidente e líder de projeto da TUGA.

A TUGA Innovations propõe três categorias de veículos e ainda opções de componentes com patente pendente, tais como o eixo traseiro retrátil ou chassis extensíveis, que a empresa diz depois que serão segmentadas para servir as diferentes necessidades dos sectores do mercado.

eTUGA

A primeira categoria centra-se em veículos de alta performance e de edição limitada, capazes de receber transformações, tais como a remoção do para-brisas frontal e o compartimento traseiro para criar um aspeto e sensação de conduzir um roadster. Estes correspondem aos modelos TUGA Thunder e TUGA Falcon.

Veículo luso-canadiano TUGA deverá entrar em fase de produção no final do ano
Veículo luso-canadiano TUGA deverá entrar em fase de produção no final do ano
Ver artigo

O segundo grupo de veículos incluem o TUGA Commuter e o TUGA Deliver que são no fundo os modelos de apresentação da fabricante. Estes permitem trocar partes do corpo, tendo sido agora remodelado com mais componentes de segurança. Os veículos podem também ser adquiridos num pacote chamado Mobility as a Service (MaaS) para uma integração funcional nas frotas de entregas, mas também das necessidades da deslocação diária.

Por fim, os modelos TUGA Cargo e TUGA Pickup estendem o seu chassis para satisfazer as necessidades micrologísticas urbanas. Os veículos têm uma capacidade de 600 litros de espaço de carga, num modelo com 88 cm de comprimento, combinado com um eixo traseiro expandido de 128 cm para maior estabilidade.