O número de computadores vendidos a nível mundial aumentou em 11 por cento no segundo trimestre deste ano, tendo sido comercializados mais de 54,9 milhões novas máquinas, revelam dados compilados pelo Gartner Group.



A procura de novos equipamentos é justificada por Mikako Kitagawa, analista da consultora, como uma consequência da quebra nos preços de componentes informáticos e, consequentemente, dos computadores.



Mais de metade das vendas registadas ao longo do trimestre pertencem às cinco principais fabricantes mundiais.



Desta forma, a Dell vendeu mais de 9,73 milhões de computadores, mantendo a liderança do mercado com 17,7 por cento de quota. A Hewlett-Packard ocupa o segundo lugar com pouco mais de 8 milhões de PCs vendidos, valor correspondente a 14,8 por cento do mercado mundial.



O terceiro lugar é ocupado pela chinesa Lenovo que obteve uma quota de mercado de 7,3 por cento graças aos 3,99 milhões de computadores vendidos.



O quarto e o quinto lugar são ocupados respectivamente pela Acer - 2,83 milhões de PCs vendidos - e Toshiba - 1,9 milhões-, com 5,2 e 3,5 por cento de quota de mercado.



De acordo com a Gartner, foi na Ásia e na América Latina que se registou uma maior taxa de crescimento, tendo as vendas nos países asiáticos aumentado 22,5 por cento, para 12,4 milhões de PCs. Na América Latina, foram vendidos 4,2 milhões de computadores, mais 27 por cento que no período homologo do ano anterior.



O aumento do volume de vendas foi também verificado nos Estados Unidos - com um crescimento de 6,4 por cento - Médio Oriente e África, ambos com mais 7 por cento de quota de mercado.

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