O mercado de computadores pessoais continua a registar resultados positivos. Os números da Gartner para o terceiro trimestre deste ano indicam que se venderam 68,5 milhões de PCs em todo o mundo, ou seja, mais 14,4 por cento do que no mesmo período de 2006.



A HP foi a empresa que mais se destacou no período analisado com uma quota de mercado de 18,8 por cento com cerca de 12,8 milhões de equipamentos vendidos - mais 33 por cento que no período homólogo.



A Dell fixou a sua quota de mercado nos 14,4 por cento devido à venda de 9,8 milhões de equipamentos ao longo do verão deste ano. Os resultados trimestrais da fabricante contribuíram para o aumento de 3,5 por cento na sua participação no mercado mundial.



As marcas Acer, Lenovo e Toshiba também figuram no top das cinco mais vendidas durante o terceiro trimestre. Pelas contas da Gartner a Acer foi a que mais cresceu já que aumentou o volume de vendas em 58 por cento face ao mesmo trimestre de 2006.



Na análise às vendas por distribuição geográfica, a consultora indica que na região EMEA foram comercializados 22,1 milhões de PCs, o que representa um crescimento de 16,4 por cento.



Nas restantes regiões, o comportamento do mercado foi bastante variado. Contudo, os países emergentes continuam a marcar posição e a registar uma forte procura no sector. Por fim, a Gartner salienta que no mercado Ásia/Pacífico as vendas cresceram 23,4 por cento, meio ponto percentual acima dos valores obtidos na América Latina, enquanto que nos Estados Unidos o crescimento foi de 4,7 por cento.



A consultora finaliza afirmando que a procura por parte do mercado de consumo tem vindo a potenciar a o crescimento mundial do sector. Tudo porque os computadores são uma ferramenta essencial de aprendizagem junto dos mais novos, o que leva os consumidores a comprar equipamentos ou a trocar os que já possuem.



A nível empresarial têm sido as pequenas e médias empresas as que mais adquiriram computadores ao longo do terceiro trimestre. A explicação para este indicador, no entender da Gartner, foi a motivação lançada pelas fabricantes que criaram promoções e ofertas atraentes para este segmento.



Notícias Relacionadas:

2007-07-19 - Portáteis impulsionam vendas mundiais de PCs no 2º trimestre

2007-04-19 - Mercado de PCs cresce 9% no primeiro trimestre do ano com HP novamente no comando