Durante o trimestre terminado no passado dia 30 de Junho foram vendidos 31,1 milhões de PCs em todo o mundo, valores 0,5 por cento abaixo do verificado há um ano atrás, segundo a International Data Corp (IDC). Os dados preliminares da Gartner Dataquest apontam para resultados muito idênticos.



Tanto uma como outra consultora tinham previsto uma ligeira subida para o trimestre, não esperando a pequena queda na procura que acabou por se verificar. A contenção de gastos por parte dos consumidores e das empresas também acabou por afectar muitas das companhias da área da tecnologia que têm vindo a apresentar resultados desapontadores.



Apesar dos números pouco satisfatórios, as consultoras continuam a prever a recuperação do mercado durante a segunda metade deste ano. A IDC estima um crescimento mundial de 4,7 por cento para 2002, e de 11 por cento em 2003.



Se no terceiro trimestre as vendas continuarem a descer ou se a economia tardar a recuperar - ao contrário do esperado pela IDC -, as previsões podem mudar. Face aos resultados do segundo trimestre, a previsão inicial da Gartner para 2002 de um crescimento de cinco por cento poderá ser revista em baixa para entre os dois e os quatro por cento.



De acordo com o relatório trimestral da IDC, a Hewlett-Packard, agora fundida com a Compaq, ocupa actualmente a primeira posição no número de computadores vendidos, arrecadando 15,1 por cento da quota de mercado.



A Dell Computer, que tinha retirado o primeiro lugar à Compaq no ano passado, agarrou 14,8 por cento do mercado mundial. A fabricante - número um nos Estados Unidos - foi a única das cinco maiores empresas da área a ver crescer as suas vendas.



Segundo a IDC, a empresa norte-americana vendeu 4,6 milhões de unidades, mais 15,5 por cento relativamente ao ano passado enquanto todas as outras - HP, IBM, Fujitsu Siemens e NEC - comercializaram menos unidades face a igual período, com quedas percentuais nas vendas que variaram entre os 4,5 por cento da NEc e os 16,3 por cento da HP.



Notícias Relacionadas:

2002-07-09 - Vendas semestrais de PCs na Europa baixam 10%

2002-05-17 - Vendas de PCs baixam menos do que o esperado no mercado inglês

2002-03-13 - IDC aumenta previsões de vendas mundiais de PCs para 2002