Na Venezuela os equipamentos chamam-se Canaima, mas o portátil escolhido pelo país liderado por Hugo Chavez para levar as TIC aos estudantes é o Magalhães, que verá em breve a presença reforçada nas escolas daquele país.



Hugo Chávez anunciou a aprovação de uma verba de 957,3 milhões de bolívares , o equivalente a 175 milhões de euros, para distribuir os portáteis fabricados pela portuguesa JP Sá Couto a partir do design de referência da Intel (classmate) entre os alunos do quinto e sexto ano.



O anúncio foi feito pelo canal de televisão estatal venezuelano, com Chavez a explicar que as verbas para comprar mais portáteis são angariadas a partir dos lucros da Companhia Anónima Telefones da Venezuela, empresa nacionalizada por sua ordem há cinco anos.



A Venezuela assinou acordos com Portugal para a compra de portáteis Magalhães em 2009 numa das visitas do presidente Chavez a Portugal. Na mesma altura assinou também um acordo de transferência de tecnologia que permitiu criar em Caracas um centro de montagem dos Canaima.



Em 2009 a Venezuela distribuiu 107.593 portáteis educativos. Em 2010, 721.810 e no ano passado 934.688 equipamentos, avançam os números oficiais.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.