Os Estados Unidos estão a preparar a aprovação de legislação que irá permitir voos comerciais para fora da órbita terrestre, numa decisão classificada como “histórica”.

A nova legislação vai determinar os futuros procedimentos no país sobre missões de empresas privadas no quadro dos tratados internacionais sobre viagens espaciais, escreve o Wall Street Journal.

O conjunto pode vir a incluir missões a asteroides, deteção de lixo espacial, assim como a anunciada intenção do patrão da Space X (e da Tesla) Elon Musk, de “voar” até ao planeta Marte em 2018.

Também deverá abranger intenções como a da Moon Express que quer levar para a Lua um carregamento de equipamento científico no segundo semestre de 2017.

A Moon Express é uma das 16 companhias que concorrem ao prémio Google Lunar X, que oferece 18 milhões de euros para a primeira equipa privada que conseguir enviar para a superfície lunar um veículo capaz de se deslocar, pelo menos, 500 metros e difundir para a Terra imagens de alta definição.