Enquanto 42 por cento das falhas em PCs com Windows XP estão ligadas ao sistema operativo, nas máquinas com o Vista apenas seis por cento dos bugs estão relacionados com o software, refere a Microsoft no seu mais recente Security Intelligence Report.
As falhas mais explorada via browser, de acordo com a fabricante, é um bug no MDAC (Microsoft Data Access Components), corrigido no alerta MS06-014 em Abril de 2006 e ainda alvo de 12,1 por cento das tentativas de ataques na Internet. A segunda falha mais popular envolve uma vulnerabilidade no RealPlayer.
Durante o primeiro semestre deste ano, a gigante da informática indica ter encontrado 77 vulnerabilidades no Windows, número que compara com as 116 falhas registadas em igual período de 2007.
Os números coincidem com o cenário actual da indústria de software, que viu o registo de vulnerabilidades cair 19 por cento no primeiro semestre deste ano em relação ao ano passado, diz a Microsoft. O total de falhas consideradas críticas, contudo, cresceu 13 por cento, revela no relatório.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Os Sims: 25 anos a “simular a vida” em histórias curiosas sobre o amor e as birras -
App do dia
Mais de 10 mil espécies de pássaros identificados com a app Merlin e desafios todos os dias -
Site do dia
E que tal uma conversa com Cristiano Ronaldo, Elon Musk ou Gordon Ramsey? Há uma IA para isso -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários