O headset de realidade mista da Apple está cada vez mais perto de ser uma realidade e a Bloomberg noticia agora que o aparelho vai mesmo ser lançado em 2023, mais propriamente na Worldwide Developers Conference (WWDC), em junho. Os rumores que circulam sobre o gadget são inúmeros. Várias fontes indicaram que o headset estaria pronto em abril, mas a agência noticiosa avança que foram necessários alguns ajustes de "última hora", pelo que o anúncio oficial teve de ser adiado alguns meses.
Apesar de ainda não ser oficial, acredita-se que o headset chegue às lojas com um preço bastante alto, a rondar os 3.000 dólares. A marca espera conseguir justificar o investimento no equipamento com algumas funcionalidades de ponta que não podem ser encontradas noutros aparelhos da mesma categoria. Mais uma vez, os rumores apontam para a existência de telas 4K, várias câmaras de monitorização que vão suportar um sistema avançado de tracking e controlos gestuais sem periféricos.
Ao que aparenta, a bateria deste Reality Pro estará instalada num módulo exterior que apesar de não ser o ponto mais prático deste gadget, vai permitir a integração de um processador M2 que superará qualquer outro congénere móvel que potencie headsets singulares, seja de realidade virtual ou aumentada.
A plataforma de software que vai sustentar a experiência de interação com o headset, cujo nome se acredita ser xrOS, terá uma interface semelhante ao que estamos habituados a ver no iPhone e no iPad, sendo que terá uma maior abertura para receber comandos vocais.
Escreve o Engadget que o Reality Pro vai ainda fornecer experiências familiares modernas, avatares de corpo inteiro, para calls em FaceTime, bem como um sistema de criação de apps que será intermediado pela assistente virtual, Siri.
Este primeiro modelo será comercializado com foco nos criadores e entusiastas da tecnologia e não para o público geral. Uma estreia no WWDC pode ajudar a marca a impactar os programadores.
Importa ainda sublinhar que há outros rumores que apontam para o desenvolvimento de um segundo headset, mais barato, com um preço a rondar os 1.500 dólares. A ser verdade, este aparelho não deverá chegar ao mercado antes de 2024.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Maple Tale é uma aventura de plataformas com animações desenhadas à mão -
Site do dia
Precisa de gravar o ecrã do computador? O Donzo dá uma ajuda com um clique -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários