Começou hoje a próxima fase de testes da Waymo para o transporte de passageiros nos táxis de condução autónoma, sem condutor ao volante. Os serviços de teste estão a ser realizados em Austin e limitados aos seus funcionários. Segundo refere a empresa, que pertence à Alphabet, empresa-mãe da Google, os testes vão focar-se numa área de cerca de 70 quilómetros quadrados da cidade e incluem as áreas da baixa de Austin, Barton Hills, Riverside, East Austin e Hyde Park.
Os serviços de condução autónoma têm vindo a ser testados nos últimos anos, mas assombrados pelas questões de segurança dos veículos nas estradas. Veja-se a Cruise, que desde outubro tem os seus veículos parados depois de um incidente com um pedestre, levando à discussão e opiniões sobre a sua segurança. A maioria dos testes tem sido feita em São Francisco, onde cada vez mais a população vê com receito a expansão das zonas de circulação dos veículos autónomos.
Veja na galeria imagens do Waymo
No caso da Waymo, a empresas disse que vai alargar o programa Wayne One ao público em geral em Austin, numa data posterior, avança a Reuters. Depois de São Francisco, Phoenix e Los Angeles, Austin passa a ser a quarta cidade a receber o serviço de táxis autónomos da subsidiária da Alphabet. “O nosso lançamento na capital do Texas aproxima-nos da entrega mais segura dos benefícios da condução totalmente autónoma a mais pessoas”, destacou o gestor de produto da Waymo, Saswat Panigrahi.
De recordar que desde agosto de 2023, a Waymo já tem autorização para operar 24/7 em São Francisco, durante um horário completo, todos os dias da semana. A empresa já está a explorar as operações comerciais na cidade.
Um estudo publicado em setembro de 2023 avança que ainda não chegou a hora dos humanos largarem completamente o volante. Apesar disso, confirma que estão a ser alcançados diversos progressos nos últimos anos. Um dos elementos analisados é o número de quilómetros que estes automóveis conseguem percorrer sem que seja chamado o condutor de segurança a intervir.
Neste caso, os números são curiosos: em 2015, a Waymo tinha registado 682 mil quilómetros percorridos em condução autónoma, durante as quais foi necessário ativar o condutor de segurança 341 vezes. Isso traduziu-se numa taxa de 1.930 quilómetros percorridos por interrupção, a melhor desse ano. Em 2022, a melhor performance neste indicador foi para a Cruise com uma taxa de quase 155 mil km percorridos sem interrupção. A empresa percorreu quase 1,4 milhões de quilómetros durante os quais só por nove vezes foi solicitada intervenção humana.
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