O Windows 10 Anniversary Update, também apelidado de Anniversary Edition e com chegada agendada para 29 de julho, vai trazer algumas novidades de monta, como explicamos mais à frente neste artigo. Mas, para já, a grande preocupação é o facto de a atualização fixar em 2 GB os requisitos mínimos no que diz respeito à memória RAM, conforme informa um dos sites de desenvolvimento da Microsoft.

Recorde-se que o Windows 10 de 32-bits atualmente disponível requer apenas 1 GB de memória RAM na instalação em computadores e portáteis (apenas a versão 64-bits exige já 2 GB). Isto faz com que, a concretizar-se esta nova “exigência”, seja invertida a tendência de “aligeirar” os requisitos mínimos de hardware que tem ocorrido nos últimos anos nos lançamentos dos mais recentes sistemas operativos Windows.

Em termos práticos, um portátil com apenas 1 GB de memória RAM comprado em 2009, por exemplo, deverá ter permitido migrar do Windows 7 para o 10 sem problemas (versão 32-bits), mas não estará preparado para a instalação da edição de aniversário, o que acaba por ser um retrocesso na lógica de atualizações que a Microsoft tem seguido.   

Outros requisitos mínimos de hardware incluem um processador com velocidade de 1 GHz, placa gráfica compatível com DirectX 9 e 16 GB de espaço de armazenamento disponível (20 GB para a versão 64-bits). 

A chegada do Windows 10 Anniversary Update (versão Release to Manufacturing) está prevista para 29 de julho, como já referimos, precisamente um ano após o lançamento do Windows 10 e também a data limite para todos os utilizadores dos Windows 7 e 8.1 efetuarem gratuitamente o upgrade para a versão mais recente do sistema operativo.

Entre as principais novidades esperam-se melhorias no sistema de assistência por voz Cortana, a integração da categoria All Apps no menu principal, o sistema de login Windows Hello e suporte para utilizar um estilete em equipamentos com ecrã tátil (tecnologia Windows Ink), entre outras funcionalidades, segundo avança o site internacional da Microsoft.

Relembramos que o Windows 10 está já instalado em mais de 300 milhões de computadores e que, a partir da data indicada, uma cópia do mais recente sistema operativo da Microsoft custará 119 dólares na versão de 32-bits e 199 dólares na de 64-bits.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.